Segunda-feira, Maio 27, 2024
22.3 C
Lisboa
More

    Cuanza Norte: Falta de espaços condiciona desenvolvimento da cultura

    Cuanza Norte: Espetáculo musico-cultural (Foto: Diniz Simão)
    Cuanza Norte: Espetáculo musico-cultural (Foto: Diniz Simão)

    Responsável da Acção Cultural da Direcção que tutela o sector no Cuanza Norte, Marco Gerónimo Pedro, reconheceu hoje, sexta-feira, em Ndalatando, que a falta de recintos apropriados estão a condicionar o desenvolvimento das actividades culturais e a ocupação dos fazedores de artes.

    Falando à Angop a propósito do Dia Mundial de Desenvolvimento e Diversificação Cultural, assinalado nesta quinta-feira, 21 de Maio, o responsável afirmou que a inexistência de salas de espectáculos na região está a condicionar a promoção e a massificação de actividades culturais e recreativas, sobretudo, as ligadas as áreas do teatro, poesia, dança, entre outras.

    Esclareceu que dadas a carência de tais espaços, os grupos culturais socorrem-se de recintos improvisados para sessões de ensaio, facto que limita a exibição dos seus trabalhos culturais apenas em festivas, com as insuficiências daí decorrentes por não poderem treinar.

    Defendeu a criação ou revitalização dos recintos anteriormente usados para eventos culturais existentes em vários municípios como forma de encorajar os criadores de artes, que muitas vezes vêem-se frustrados por não poderem exibir ao público as suas criações artísticas.

    O responsável disse que kizomba, mutobongo, kabokele e tchamba, estes três últimos do folclore da região, são os estilos de danças mais executados na província.

    Além da inexistência de recintos, os grupos de dança locais debatem-se ainda com a falta de aparelhos de som, indumentaria, incentivos e de outros tipos de apoios para desenvolverem as suas actividades.

    Marco Gerónimo Pedro disse que alguns estilos de danças tradicionais da região, como o kabokele, correm o risco de desaparecerem por falta de massificação, sobretudo entre os jovens, aliado ao desaparecimento físico dos principais impulsionadores destes estilos.

    Solicitou, por isso,a intervenção urgente das autoridades, empresários e pessoas singulares a fim de evitar a perda dos traços característicos da cultura local, dado que os grupos culturais existentes na província sobrevivem por conta própria.

    Aclarou que os apoios institucionais e materiais prestados pelo governo da província têm se revelado insuficiente para a sobrevivência dos grupos culturais.

    Marco Gerónimo Pedro sublinhou queno Cuanza Norte conta actualmente com 10 salas de exibição, muitas das quais degradas, indicando o Cine Ndalatando, o Centro Cultural Alda Lara, a companhia de artes Viluzia, todos situados em Ndalatando (sede da província), bem como o Cine Ambaca e os centros culturais de Samba Cajú, Quiculungo, Bolongongo e Cambambe, como alguns dos poucos recintos com alguma capacidade para albergar espectáculos.

    A instituição controla 100 artistas, entre músicos e actores, 20 grupos teatrais e igual número de grupos de dança tradicional e moderna.

    O 21 de Maio, Dia Mundial do Desenvolvimento e Diversificação Cultural, foi instituído pela ONU em 2002, na sequência da aprovação, em 2001, da Declaração Universal da UNESCO sobre a Diversidade Cultural, com o objectivo de cultivar a compreensão da riqueza e importância da diversidade cultural, assim como incentivar o respeito pelo outro. (portalangop.co.ao)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Palestinianos acusam Israel de “massacre” em ataques a deslocados em Rafah

    De acordo com as autoridades do Hamas, pelo menos 45 pessoas morreram e dezenas ficaram feridas no bombardeamento israelita...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema