Quinta-feira, Maio 16, 2024
17.3 C
Lisboa
More

    Cuanza Norte: Assinalado 61º aniversário do assalto ao Quartel de Moncada (Cuba)

    (psbrs.org.br)
    (psbrs.org.br)

    Um acto político-cultural decorrido em Ndalatando sob os auspícios da comunidade de técnicos e quadros cubanos em serviço no Cuanza Norte assinalou neste sábado, na província, a passagem do 61º aniversário do assalto ao quartel de Moncada (Cuba).

    O acto assistido por representantes do governo provincial e da direcção provincial do MPLA (partido governamental em Angola) bem como por grande número de cidadãos cubanos constou de diferentes atractivos, entre os quais um recital de poesias reportando-se ao processo revolucionário daquele país.

    Durante a cerimónia foram exibidos vídeos que ilustram a acção de 26 de Julho de 1953, a ajuda internacionalista prestada por Cuba a Angola, com particular realce para o domínio militar e a actual participação da nação caribenha no processo de reconstrução e desenvolvimento de Angola.

    Numa mensagem dos antigos estudantes da província do Cuanza Norte em Cuba (Caimaneros), ficou expresso o reconhecimento ao contributo da nação latino-americano aos esforços de luta e de desenvolvimento de Angola, com particularidade para as esferas da saúde e da educação.

    Na mensagem lida por António Nogueira os ex-estudantes exprimem solidariedade total ao povo cubano face o embargo económico e comercial injustamente a si imposto pelos Estados Unidos da América, há mais de 50 anos.

    O coordenador provincial da comunidade de quadros cubanos no Cuanza Norte, Reynerio Céspedes Rojas aproveitou a ocasião para fazer uma caracterização das actividades desenvolvidas pelo grupo nas distintas esferas da vida da província.

    Segundo afirmou o responsável, cento e 39 quadros e técnicos cubanos laboram actualmente na província do Cuanza-Norte, prestando actividade nos sectores da educação, da saúde e da construção civil, entre outros e estando distribuídos por oito dos dez municípios da região, excepto os de Bolongongo e do Ngonguembo.

    Cazengo, Cambambe e Ambaca são as municipalidades com uma maior representação de colaboradores cubanos no Cuanza Norte, disse.

    Música e dança marcaram também a actividade em que o Segundo Secretário Provincial do MPLA, Domingos João Ferreira Pinto, lembrou os laços de amizade e fraternidade que desde os anos da luta pela independência de Angola unem os dois povos, tendo enaltecido a prestimosa participação de Cuba nas distintas etapas de luta e de desenvolvimento desta nação africana.

    A cerimónia decorreu no anfiteatro da Escola Superior Pedagógica do Cuanza Norte.

    O 26 de Julho é celebrado como o dia da Rebelião Nacional em Cuba, pois a acção desta data, no ano de 1953, foi o feito histórico que deu continuidade à guerra concebida pelo revolucionário José Martí, convertendo-se no motor impulsionador da vitória de 1 de Janeiro de 1959, liderada por Fidel Castro.

    O acto do 26 de Julho de 1953 teve como objectivo a tomada do quartel de Moncada para os revolucionários daí retirarem armamento e distribuí-lo à população, com vista ao derrube da ditadura de Fulgêncio Baptista. (portalangop.co.ao)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Presidente da República recomenda aumento da produção de petróleo e gás

    O Presidente da República, João Lourenço, recomendou, esta quinta-feira, em Luanda, ao reconduzido Conselho de Administração da Sonangol, o...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema