Domingo, Maio 26, 2024
17.3 C
Lisboa
More

    Covid-19: Angola reporta mais três mortes, 16 novos casos e 17 recuperados

    Angola registou, nas últimas 24 horas, mais 16 casos positivos da Covid-19, três óbitos e 17 pacientes foram recuperados.

    A informação foi dada, ontem, pelo secretário de Estado para a Saúde Pública, Franco Mufinda, durante o habitual encontro com os jornalistas para a actualização da situação epidemiológica do país. Franco Mufinda disse que os casos infectados são todos de Luanda e foram detectados nos municípios de Cacuaco, Belas, Viana, Cazenga e no distrito da Ingombota.

    Informou que os pacientes têm idades compreendidas entre 20 e 78 anos, sendo 12 do sexo masculino e quatro do sexo feminino. O secretário de Estado anunciou que ontem dois cidadãos angolanos (um homem de 70 anos e uma mulher de 51) e um etíope de 46 anos faleceram em consequência da Covid-19, cujas comorbilidades são hipertensão arterial e diabetes.

    Acrescentou que as autoridades sanitárias conseguiram recuperar, nas últimas 24 horas, 17 pacientes, sendo 16 de Luanda e uma da província de Cabinda.

    Mais de cem cidadãos regressaram da RDC

    Franco Mufinda informou que 112 cidadãos angolanos que estavam retidos na República Democrática do Congo (RDC) regressaram ontem a Luanda e já cumprem quarentena institucional num dos centros de Luanda.

    Ainda ontem, segundo o secretário de Estado, deu-se início, no Hospital Américo Boavida, à testagem de 65 cidadãos que vieram do exterior, tendo um dos resultados dado reactivo IGG. O governante assegurou que o trabalho vai ter continuidade a nível das direcções municipais de saúde e hospitais de referência.

    Reafirmou que a Comissão Multissectorial continua com as actividades de vigilância epidemiológica, formação de técnicos, mobilização de meios de diagnóstico, de biossegurança e de tratamento. O secretário de Estado voltou a recomendar a lavagem frequente das mãos com água e sabão ou desinfectá-las com álcool-gel, a utilização da máscara facial, o distanciamento físico, a não discriminação de pessoas que já estiveram infectadas com a Covid-19 e a não violação de cercas sanitárias.

    “A Covid-19 continua a ser um problema de responsabilidade individual e colectiva. Só podemos vencer a doença quando houver o envolvimento de todos os cidadãos”, alertou o secretário de Estado.

    Situação epidemiológica

    Com os dados avançados das últimas 24 horas, o secretário de Estado para a Saúde Pública informou que o país tem um total de 2.981 casos positivos, dos quais 120 óbitos, 1.215 recuperados e 1.646 activos. Dos pacientes activos, quatro estão em estado crítico a receber tratamento por ventilação mecânica invasiva, 19 em situação grave, 48 são considerados moderados, 44 com sintomas leves e 1.531 são assintomáticos.

    Franco Mufinda informou, também, que 375 pacientes estão internados nos centros de tratamento da Covid-19 a nível do país. No domínio laboratorial, o secretário de Estado informou que nas últimas 24 horas foram processadas 379 amostras por RT-PCR, das quais 16 positivas e 363 negativas. Desde o início da pandemia foram processadas 60.572 amostras, sendo 2.981 positivas e 57.591 negativas.

    No capítulo da quarentena institucional, ontem as autoridades sanitárias deram alta a 29 cidadãos, sendo 18 em Luanda, oito na Huíla, duas no Cuando Cubango e um na província do Bié. De acordo com o governante, nesta altura 535 cidadãos estão em quarentena institucional e 4.756 sob investigação epidemiológica.

    Franco Mufinda informou que o Centro Integrado de Segurança Pública (CISP) registou 87 chamadas, todas relacionadas a pedidos de informação sobre a pandemia da Covid-19.

    Publicidade

    spot_img
    FonteJA

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Rússia continua ataques a Kharkiv enquanto tropas ucranianas recuperam terreno

    A Rússia continua a sua ofensiva aérea contra a segunda maior cidade da Ucrânia. Os combates na região continuam,...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema