Sábado, Maio 18, 2024
14.4 C
Lisboa
More

    Conflitos dos países vizinhos considerada principal causa de imigração ilegal

    (D.R)
    (D.R)
    Os conflitos sociais e militares nos países vizinhos têm contribuído na imigração ilegal, considerou hoje, segunda-feira, o segundo comandante provincial da Policia Nacional em Benguela, sub-comissário Ernesto Hanyamunhe.

    O comandante que falava por ocasião do 35º aniversário da polícia de guarda – fronteira de Angola que hoje se assinala, disse que os conflitos sociais e militares que se registam em alguns países do continente africano estão a causar a imigração desordenada de pessoas que procuram segurança e melhores condições de vida.

    Segundo o oficial comissário a preocupação permanente é acompanhar a evolução operativa ao longo da fronteira marítima de Benguela, visto que Angola não está isenta de acolher as imigrações de forma desordenada e silenciosa.

    O subcomissário adiantou que, os imigrantes procuram sempre lugares seguros para se protegerem, infiltrarem-se e exercerem actividades ilícitas que colocam em risco as populações, bem como desestabilizam a economia e a cultura.

    “Nenhum país do mundo consegue desenvolver-se politica, económica e socialmente sem defender e proteger as suas fronteiras”, disse.

    Para o responsável, o executivo angolano continua trabalhar para garantir melhor o controlo das fronteiras marítimas, através das unidades especializadas instaladas nas províncias do Bengo, Luanda, Kwanza-Sul e Benguela.

    A polícia de guarda fronteira de Angola foi criada através do decreto-lei nº 11/78 do então conselho da revolução que em 26 de Agosto de 1978 e foram instituídas as tropas de guarda fronteiras de Angola TGFA.

    Com as transformações politicas que se operam no país, A TGFA foi extinta passando a responsabilidade do controlo e protecção das fronteiras nacionais, pertencendo como órgão do comando geral da Polícia Nacional.

    A polícia de guarda fronteira é um órgão do comando geral que vigia, controla e protege as fronteiras estatais terrestres, aéreas, marítima e fluvial cuja história remonta.

    (portalangop.co.ao)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    TSE suspende julgamento de ações que pedem cassação de Moro por atos na pré-campanha em 2022; caso será retomado na 3ª

    O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) suspendeu nesta quinta-feira o julgamento das ações que pedem a cassação do senador Sergio...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema