Sábado, Maio 18, 2024
19 C
Lisboa
More

    Conflito: Parlamento da Ucrânia dificulta vida a tropas russas na Transdniestria

    O Parlamento ucraniano denunciou hoje uma série de acordos bilaterais com a Rússia no âmbito da segurança e da defesa, dificultando o acesso russo à região separatista da Transdniestria.

    (D.R)
    (D.R)

    Entre outros acordos denunciados pelo Parlamento encontram-se os que permitiam o transporte de cargas militares e de tropas de manutenção da paz russas para a Transdniestria, território entre a Ucrânia e a Moldávia.

    O cancelamento destes acordos específicos com a Rússia surge após o governo ucraniano ter anunciado ontem a rescisão do documento-quadro de cooperação técnico-militar entre os dois países, assinado em 1993.

    “A Federação Russa é um Estado agressor que anexou a Crimeia ilegalmente e interveio militarmente nas regiões de Donetsk y Lugansk”, salientou o primeiro-Ministro ucraniano, Arseniy Yatseniuk, afirmando que a decisão decorre “da ameaça que a Rússia representa para a Ucrânia e para a sua integridade territorial”.

    No ano passado, após acusar Moscovo de apoiar a rebelião pró-russa no leste do país, o Presidente da Ucrânia, Petro Poroshenko, mandou suspender todos os fornecimentos de materiais e equipamentos usados pela indústria militar para a Rússia.

    “Temos de encontrar soluções, de pensar como reagir no imediato. Não podemos abandonar a Transdniestria e a Moldávia”, disse por seu lado hoje em Moscovo o chefe do Comité da Defesa russa de Duma, câmara baixa do Parlamento russo.

    No entanto, as possibilidades de abastecer e substituir o contingente russo na Transdniestria – uma estreita faixa isolada entre a Ucrânia e a Moldávia, sem ligação por mar – são inexistentes, a menos que se consiga um acordo com a Roménia e a Moldávia para permitir o tráfego aéreo através dos seus territórios.

    “Olhando para o mapa, torna-se impossível ignorar a geografia se nos fecharem o território (Ucrânia) por terra e ar”, salientou Vladimir Komoyédov.

    A Transdniestria, autoproclamada independente, rompeu os laços com a Moldávia depois de um conflito armado em que contou com o apoio da Rússia, entre 1992 e 1993.

    Desde o final desse conflito, que causou centenas de mortes, que a Moldávia apela para a integração dos dois territórios separados pelo rio Dniestre, algo sempre recusado pelos separatistas pró-russos.

    Em setembro de 2006, cerca de 97 por cento dos habitantes da Transdniestria votaram um referendo a favor da independência e da futura integração na Federação russa. (noticiasaominuto.com)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    TSE suspende julgamento de ações que pedem cassação de Moro por atos na pré-campanha em 2022; caso será retomado na 3ª

    O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) suspendeu nesta quinta-feira o julgamento das ações que pedem a cassação do senador Sergio...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema