Terça-feira, Maio 14, 2024
14.4 C
Lisboa
More

    Comunidade internacional vai dar ajuda de 1,8 mil milhões de dólares ao Sudão

    O Sudão vai receber uma ajuda de 1,8 mil milhões de dólares no seguimento de uma videoconferência ontem dos países doadores através da ONU e da União europeia, nomeadamente, co-presidida pelo ministro alemão dos Negócios estrangeiros. É uma nova largada para a reintegração do país, saudou o primeiro ministro do Sudão.

    A comunidade internacional prometeu ontem uma ajuda de 1 mil e 800 milhões de dólares ao Sudão, cuja transição democrática está ameaçada por uma grave crise económica acelerada pela pandemia do coronavírus.

    Cerca de 40 países reunidos por videoconferência sob a égide da ONU e da União europeia chegaram a acordo sobre o montante do qual 500 milhões de dólares irão para um programa de ajuda às famílias sudanesas.

    “Esta videoconferência abre um novo capítulo na cooperação entre o Sudão e a comunidade internacional para a reconstrução do país”, saudou o ministro alemão dos Negócios estrangeiros, Heiko Maas, co-presidente da reunião virtual.

    A ajuda é destinada à luta contra a pandemia de Covid-19 e reconstrução do país

    A ajuda será nomeadamente destinada ao combate contra a pandemia de Covid-19, tendo o país registado já mais de 8.900 casos de contaminados e mais de 550 mortos.

    Paralelamente, os sudaneses estão a sofrer uma penúria de medicamentos provocada por uma queda das importações relacionada com a crise económica.

    Para o primeiro ministro sudanês, Abdalla Hamdok, conseguiu-se um resultado sem precedentes que lança “bases sólidas para se continuar com entusiasmo”.

    Resta porém a questão da dívida do Sudão calculada em cerca de 70 mil milhões de dólares.

    A França, reiterou a disponibilidade para acolher uma conferência de alto nível sobre a redução da dívida sudanesa permitindo uma reintegração plena do Sudão na comunidade económica internacional.

    Publicidade

    spot_img
    FonteRFI

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Eni pretende desmembrar projetos de petróleo e gás para se adaptar às exigências do mercado energético em mudança

    A Eni , empresa de energia italiana, está a considerar desmembrar algumas participações em projetos de petróleo e gás...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema