Sábado, Maio 18, 2024
13.2 C
Lisboa
More

    Comité Planeta Terra na redução de doenças até 2016

    Saneamento Básico DR)
    Saneamento Básico DR)

    Luanda – O Comité Nacional do Planeta Terra, adstrito ao Ministério do Ambiente, vai contribuir na redução, em 25 porcento, dos casos de doenças derivadas do deficiente saneamento em nove províncias do país até 2016.

    O trabalho será realizada nas províncias de Luanda, Benguela, Namíbe, Huíla, Cabinda, Malanje, Cunene , Moxico e Kuando Kubango, de acordo com o secretário executivo do referido comité, Nascimento Soares, em entrevista à Angop.

    “O saneamento básico, é uma questão que ainda precisa de muita atenção das autoridades, é uma questão que continua a causar doenças no seio das comunidades, por isso, queremos reforçar as nossas actividades de sensibilização para quepossamos dirimir o actual quadro nas nossas comunidades, sobretudo nesta época chuvosa”, disse Nascimento Soares.

    Nas regiões referenciadas, de acordo com a fonte, serão desenvolvidas actividades de educação e consciencialização ambiental, através dos projectos como “Educar para Sustentabilidade”, “Minha Árvore, meu Planeta”, “Um Activista, Uma Comunidade”, além de estudos e pesquisas integradas como solução aos problemas ambientais, cujo começo será em 2014.

    No quadro do Plano Trienal de actividades para 2014/2016, a instituição prevê com o apoio dos seus parceiros, aumentar em 30 porcento o número da população residentes nas zonas rurais informando sobre as soluções alternativas ao saneamento ambiental.

    “Queremos fazer com que neste período, consigamos unir maiores sinergias para que respondamos aos problemas ambientais, bem como contribuir para garantia de uma sociedade mais saudável e sustentáveis”, augura Nascimento Soares.

    Do Plano Trienal 2014/2016, acrescentou, consta também a criação de “Bibliotecas Verdes” em algumas escolas e centros comunitários de algumas província, onde estarão disponíveis uma diversidade de títulos ligados à protecção da fauna e flora e sem descurar a questão da sustentabilidade.

    Para o período em causa, o comité, sob comando de Fátima Jardim, também ministra do Ambiente, vai, de igual modo, estabelecer parcerias com instituições académicas nacionais e internacionais para o fomento de estudos e pesquisa sobre problema ambientais como contribuições às acções de preservação do planeta.

    Campanhas de arborização nas zonas peri-urbanas, rurais, com a participação de alunos, formação de activistas em saneamento ambiental e promoção de higiene nas comunidades, também constam do plano trienal.

    Instituído em Novembro de 2009, o Comité Nacional Planeta Terra, é uma instituição que ente outros objectivos visa reforçar as acções ligadas à promoção do desenvolvimento sustentável, preservando o presente e o futuro. (portalangop.co.ao)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    TSE suspende julgamento de ações que pedem cassação de Moro por atos na pré-campanha em 2022; caso será retomado na 3ª

    O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) suspendeu nesta quinta-feira o julgamento das ações que pedem a cassação do senador Sergio...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema