Segunda-feira, Abril 29, 2024
11.4 C
Lisboa
More

    Cerâmica moderna em Menongue

    Uma cerâmica com capacidade para produzir mais de 50 mil tijolos e telhas por dia começa a ser construída, nos arredores da cidade de Menongue, no Kuando-Kubango, a partir do primeiro trimestre de 2013, anunciou ao Jornal de Angola o director provincial da Indústria e Geologia Minas, Miguel Popular.
    Sem adiantar o custo das obras, Miguel Popular disse que está a ser concentrado na cidade de Menongue todo o material para o arranque das obras de instalação da fábrica.

    “Neste momento já se encontram na cidade de Menongue 11 dos 33 contentores com materiais de construção civil para a instalação da fábrica e a obra está a cargo da empresa Organizações Mwene-Vunongue, que já iniciou os trabalhos de base no local onde vai ser instalada a fábrica”, disse. Além deste investimento, Miguel Popular anunciou um outro projecto de construção de uma fábrica de mobiliário, cuja execução está a depender da aprovação financeira por parte do Executivo.

    Com estes projectos concretizados, o ramo da construção civil local vai ser bem servido, disse. Os compradores vão deixar de percorrer grandes distâncias, como o caso das províncias do Huambo, Bié, Huíla e Luanda, para adquirir tijolos e telhas, sujeitos a pagar custos avultados na sua aquisição.

    “A fábrica, além de proporcionar a redução dos preços destes materiais, vai contribuir de algum modo para o crescimento socioeconómico da província do Kuando-Kubango”, sublinhou. No que toca à realidade da indústria transformadora na província do Kuando-Kubango, disse que é constituída por pequenas padarias, fábricas de blocos, moagens, marcenarias, serralharias, fábrica de próteses e carpintaria, que já criaram 229 empregos.

    Recursos minerais

    O responsável disse que a situação da indústria de prospecção de recursos minerais é considerada  estável. Estão licenciadas cinco britadeiras, com destaque para a Constru-Menongue, Copeça Imbondex, Hipermaquina e Zagop, que produzem materiais necessários para obras de construção civil a nível da região.

    “O surgimento em 2008 destas britadeiras permitiram a construção e reabilitação de 404 quilómetros de estradas interprovinciais e municipais, 21 quilómetros de requalificação das ruas estruturantes da cidade de Menongue, Caminho-de-Ferro de Moçâmedes e as obras dos aeroportos do município do Cuito Cuanavale e de Menongue,” frisou.

    As empresas, além de produzirem inertes que estão a contribuir para reconstrução nacional, também estão a permitir arrecadar receitas para o Orçamento Geral do Estado (OGE), através de pagamentos de impostos, realçou. Miguel Popular concluiu que a entrada em funcionamento, para breve, da nova Central Térmica de 10 megawotts em fase de conclusão, na cidade de Menongue, perspectiva reforçar o crescimento da indústria na província do Kuando-Kubango.

    O sector pretende daqui em diante apoiar o empresariado local na melhoria da gestão das suas empresas, envidar esforços para o surgimento de uma rede de transportes que ligue as zonas de produção às indústrias, aprimorar a formação dos quadros no ramo e melhorar os mecanismos de administração em benefício dos investidores, concluiu.


    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Contagem regressiva para a Cimeira do Clima COP29, no Azerbaijão, expõe as tensões sobre o financiamento

    Os líderes políticos afirmaram que as conversações da COP29 deste ano se centrarão num desafio que não conseguiram superar...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema