Domingo, Maio 19, 2024
18.3 C
Lisboa
More

    Catoca continua almejar segundo lugar no ranking mundial

    A Sociedade Mineira de Catoca (SMC) tem estado a investir na formação dos seus quadros, no uso das novas tecnologias e equipamentos de ponta, para o tratamento e recuperação de diamantes, com vista a alcançar nos próximos anos, o segundo lugar no ranking mundial, no domínio da exploração, produção e facturação.

    A informação foi avançada hoje, quinta-feira, em Saurimo, pelo director-geral da empresa, Sergei Amelin, durante uma conferência de imprensa, promovida pelo sector de Comunicação e Imagem da SMC, por ocasião do 27 de Abril, Dia do Mineiro.

    O gestor disse que o futuro da SMC, que é tornar-se a segunda empresa de exploração diamantífera no mundo, está relacionado com a mina do Luaxe que será duas vezes maior que o actual jazigo de Catoca.

    Por outro lado, disse que Catoca tem estado a trabalhar no sentido de reduzir ao máximo, os custos operacionais e específicos, no que toca ao tratamento de minérios, através da implementação de novas tecnologias.

    “ Fruto deste investimento, em 2017, a empresa conseguiu reduzir 10 dólares por cada custo operacional, nomeadamente operações de mineiros por metro cúbico, tratamento de mineiro por toneladas e quilates produzidos”, sustentou.

    Quanto à massa mineira, Sergei Amelin fez saber que foram produzidos em 2017, 15 milhões e 700 mil metros cúbicos, dos quais 10 milhões e 150 mil são rochas estares e cinco milhões e 500 mil minérios.

    Foram tratadas 11 milhões e 500 tonelada de minérios, que resultou na produção de sete milhões e 700 mil quilates de diamantes.

    “Apesar de não atingirmos os valores planificados da produção, no que toca aos custos específicos e aumento de produtividade, conseguimos cumprir com as tarefas orientadas pelos accionistas”, concluiu.

    A Sociedade Mineira de Catoca é uma empresa angolana de prospecção, exploração, recuperação e comercialização de diamantes, constituída pela Endiama (Angola), Alrosa (Rússia) LLV (China) e Odebrecht (Brasil).

    Catoca é a maior empresa no subsector diamantífero em Angola, sendo responsável pela extracção de mais de 75% dos diamantes angolanos. (Angop)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    TSE suspende julgamento de ações que pedem cassação de Moro por atos na pré-campanha em 2022; caso será retomado na 3ª

    O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) suspendeu nesta quinta-feira o julgamento das ações que pedem a cassação do senador Sergio...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema