Segunda-feira, Abril 29, 2024
17 C
Lisboa
More

    Canção de Luanda homenageia André Mingas

    A 15ª edição do Festival da Canção de Luanda, que se realiza dia 21, no Cine Atlântico, vai prestar homenagem ao já desaparecido músico André Mingas, pelo seu contributo no engrandecimento e valorização da música angolana.
    Com dez candidatos a disputarem o título de melhor intérprete da canção, o festival propõe-se seguir os mesmos moldes do formato da edição anterior e levar os concorrentes a cantarem André Mingas, nas suas várias composições.
    A ideia, explicou o director artístico, Paulo Costa, é procurar repetir, mas com algumas inovações, a experiência que foi a homenagem a Tonito Fortunato. “A direcção da Luanda Antena Comercial (LAC) manteve várias negociações com os familiares de André Mingas até ter autorização para ele ser o homenageado desta edição do festival”, adiantou.
    Para Paulo Costa, as negociações só foram prolongadas, por André Mingas ser um músico com uma incrível qualidade vocal e uma forma de cantar muito complexa. “Mesmo parecendo o contrário, não tem sido um desafio fácil, porque é um artista cujas letras faziam uma abordagem ao amor, à terra e à vida. Portanto, uma das preocupações foi conseguir que estes jovens respeitassem o seu talento”, aclarou.
    Para uma melhor interpretação os candidatos estão a trabalhar com o instrumentista Simmons Massini para aperfeiçoarem a complexidade que é cantar André Mingas.
    “Pedimos aos candidatos que interpretem as músicas respeitando as letras e a essência de cada composição. Não queremos que eles apresentem uma versão distorcida dos seus temas. Por isso, eles vão procurar respeitar cada nuance do cantor. Obviamente que, num solo, ou numa subida de voz, eles mostram as suas particularidades pessoais”, disse.
    Em relação à banda, que vai acompanhar os candidatos desta edição do festival, informou que também vai ser coordenada por Simmons Massini. Em princípio, pretendem incluir algumas novidades no elenco do conjunto, como a inclusão da percussão tradicional. “Esta é outra das dificuldades que encontramos ao montar o espectáculo, porque o homenageado cantava mais num estilo diversificado, entre o jazz, o afro e a pop, e a percussão tradicional é um género completamente diferente”.

    Fonte: JA
    Fotografia: DR

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Contagem regressiva para a Cimeira do Clima COP29, no Azerbaijão, expõe as tensões sobre o financiamento

    Os líderes políticos afirmaram que as conversações da COP29 deste ano se centrarão num desafio que não conseguiram superar...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema