Segunda-feira, Maio 6, 2024
16.4 C
Lisboa
More

    Campanha geral de vacinação contra febre-amarela poderá ser realizada em Luanda

    As autoridades sanitárias da província de Luanda prevêem, nos próximos dias, lançar uma campanha geral de vacinação contra a febre- amarela em toda extensão da circunscrição.

    A  directora do Gabinete de Saúde de Luanda, Rosa Bessa, disse que estão disponíveis mais de 700 mil doses, estando prevista para hoje, segunda-feira, a chegada de mais duas milhões e 200 mil doses.

    Quanto ao município de Viana, principal foco da doença, pretende-se  vacinar um milhão e quinhentos, setenta e oito mil pessoas (1.578. 000), trabalho realizado por 476 equipas divididas pelas unidades sanitárias  e em pontos de concentração de cidadãos, como mercados.

    “ Temos que vacinar mais de seis milhões de pessoas, em Luanda, mas o primeiro objectivo é Viana por ser ai onde temos os maiores focos, pois há casos reportados em outras províncias com vínculos com este município,  são pessoas que por vários motivos, principalmente a realização de comércio no mercado do 30, foram contaminadas e transportaram a doença  para fora de Luanda”, sublinhou.

    Os primeiros casos da febre-amarela foram registados no dia 30 de Dezembro de 2015, com a ocorrência de seis casos, com quatro óbitos, caracterizados por síndrome febril, icterícia (olhos amarelos) e hemorragia em indivíduos do sexo masculino, no bairro do Zango.

    Para fazer face à epidemia, o Governo Provincial de Luanda está a levar a cabo uma campanha de combate à doença que abarca acções de sensibilização das populações para o reforço das medidas de prevenção, como tapar os recipientes de água, colocar óleo queimado nos charcos e proteger-se contra a picada de mosquitos.

    Consta ainda das acções, a distribuição de mini doses de Bactivec (desinfectante para água), tratamentos de criadores de larvas do mosquito, fumigação intra e extra domiciliar, bem como a vacinação e distribuição de mosquiteiros, principalmente de crianças, idosos e grávidas.

    A Febre-amarela é uma doença transmitida ao homem pela picada do mosquito Aedes Aegypti infectado, constituindo um importante problema de saúde pública.

    Em Angola, os últimos surtos ocorreram em 1971 e 1986 e a vacina da Febre-amarela foi introduzida no calendário vacinal em 1980. (Angop)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    00:00:36

    Mais de 1,6 milhões de pessoas assistiram ao concerto de Madonna no Rio de Janeiro

    O último concerto da Celebration Tour terminou com um recorde para a Rainha do Pop. Mais de 1,6 milhões...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema