Domingo, Abril 28, 2024
12.3 C
Lisboa
More

    Cabo-Verde: Campanha para as autárquicas arranca na quinta-feira, CNE diz estar tudo a postos

    A Comissão Nacional de Eleições (CNE) de Cabo Verde assegurou hoje estar tudo pronto para as autárquicas cabo-verdianas de 01 de julho, cuja campanha eleitoral começa às 00:00 de quinta-feira (02:00 em Luanda).

    Numa conferência de imprensa para um “ponto de situação” sobre a votação, o porta-voz da CNE cabo-verdiana, Hélio Sanches, indicou que já foram designados os 22 delegados autárquicos da comissão e formados os delegados das 957 mesas eleitorais previstas.

    O total de eleitores inscritos é de 282.523 (figurando entre eles os 2.054 estrangeiros com capacidade eleitoral), que irão escolher os futuros 22 presidentes de câmara entre 56 candidatos.

    “Está tudo a correr dentro da normalidade e nos prazos definidos”, garantiu Hélio Sanches, apelando à participação cívica de todos os eleitores.

    O voto antecipado dos eleitores que, por razões profissionais, de doença ou por questões judiciais, não estarão presentes na área de residência no dia da votação decorrerá entre 24 e 26 deste mês.

    A 01 de julho, as mesas de voto estarão abertas, tal como nas legislativas de fevereiro de 2011 e nas duas voltas das presidenciais de agosto do mesmo ano, entre as 08:00 e as 18:00 locais (entre as 10:00 e as 20:00 em Lisboa).

    Nas eleições autárquicas de 2008, o Movimento para a Democracia (MpD) venceu em 12 das 22 câmaras e o Partido Africano para a Independência de Cabo Verde (PAICV), atualmente maioritário no parlamento, nas restantes 10. Ambos voltam a concorrer em todas os municípios.

    A União Cabo-Verdiana Independente e Democrática (UCID) concorre em apenas cinco autarquias e o Partido do Trabalho e Solidariedade (PTS) em duas, havendo ainda cinco independentes a outras tantas câmaras.

    Os concelhos da Cidade da Praia e de São Vicente são os que apresentam maior número de candidatos, com quatro, havendo três em outras oito edilidades – Boavista, Ribeira Brava de São Nicolau, Ribeira Grande (Santo Antão), Sal, Santa Catarina (Santiago), Santa Cruz (Santiago), São Filipe (Fogo) e São Miguel (Santiago).

    As restantes 12 câmaras – Brava, Maio, Mosteiros (Fogo), Santa Catarina (Fogo), Tarrafal (São Nicolau), Ribeira Grande (Santiago), São Domingos (Santiago), São Lourenço dos Órgãos (Santiago), São Salvador do Mundo (Santiago), Tarrafal (Santiago), Paul (Santo Antão) e Ribeira Grande (Santo Antão), resumem-se à disputa entre o PAICV e MpD.

    FONTE: Lusa

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Villas-Boas fala em “noite histórica”: “O FC Porto está livre de novo”

    André Villas-Boas mostrou-se, na madrugada de sábado para domingo, "muito contente, orgulhoso e honrado" pela vitória naquelas que foram...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema