Domingo, Maio 12, 2024
17.1 C
Lisboa
More

    Búzi: Aumentam casos de malária e doenças diarreicas

    Nas últimas três semanas, duplicou o número de casos de malária na localidade de Guara-Guara no distrito de Búzi, província de Sofala, Moçambique. Em toda a província já são mais de 10 mil casos da doença.

    Os números de casos de malária estão a preocupar as autoridades na província de Sofala, no centro de Moçambique. Só o centro de saúde de Guara-Guara, no distrito de Búzi, está a diagnosticar diariamente cerca de 25 pessoas com a doença. Casos de doenças diarreicas com febres constantes são também recorrentes desde a passagem do ciclone Idai.

    A informação foi avançada à DW África pelo director daquela unidade sanitária. Segundo Cândido Artur, “depois da passagem do ciclone, os casos de malária tendem a aumentar”. E em comparação aos meses antes do ciclone, há um aumento de mais ou menos 25 casos por dia de malária naquela região.

    Alguns cidadãos ouvidos pela DW África assumem não usar redes mosquiteiras nem repelentes contra mosquitos e pedem ao Governo e parceiros mais apoios, como a distribuição de redes mosquiteiras. As que tinham foram arrastadas pelo ciclone e inundações.

    Sem redes mosquiteiras

    Elisa Joaquim aguarda a vez na fila do hospital. O filho foi diagnosticado com malária e ela e a vizinha apresentam sintomas de diarreia severa.

    “As nossas casas acabaram de cair, as nossas redes mosquiteiras rasgaram-se e outras foram arrastadas com as águas. Tínhamos recebido as redes, mas com as inundações tornou-se tudo complicado. Na minha zona, por exemplo, são muitos que estão doentes, com malária, diarreia e febres”, relata.

    O director do centro de saúde de Guara-Guara refere que por de trás destes casos de doença está a grande quantidade de água estagnada na povoação, criando charcos propícios ao desenvolvimento do mosquito causador da malária. Cândido Artur apela, por isso, à eliminação desses charcos.

    A povoação de Guara-Guara com mais de sessenta mil habitantes, situada a oeste da cidade da Beira, capital de Sofala, foi severamente fustigada pelo ciclone e posteriores inundações. Situada na zona pantanosa do centro de Búzi, Guara-Guara produzia, normalmente, mais de oitenta mil toneladas de cereais por época.

    Estima-se que mais de duas mil famílias tenham sido directamente afectadas por aquele fenómeno natural. A maior parte da população ainda vive na tribuna da localidade aguardando a atribuição de espaços pelo Governo.

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Suíça vence festival de música Eurovision

    A Suíça ganhou na madrugada deste domingo (12, noite de sábado no Brasil), com a canção “The Code” de...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema