Sexta-feira, Maio 17, 2024
14.3 C
Lisboa
More

    Brasil, China, Índia e África do Sul exigem ajuda financeira por mudança climática

    (AFP)
    (AFP)

    Brasil, China, Índia e África do Sul manifestaram neste domingo na ONU sua decepção, porque os países ricos não foram capazes de manter seus compromissos de ajuda aos países pobres para combater o aquecimento global.

    Ministros e negociadores desses quatro países se reuniram em Nova York em preparação para a Conferência Mundial sobre o Clima, que acontece em Dezembro próximo, em Paris.

    Em um comunicado conjunto, os representantes desses países expressaram sua “decepção frente à constante ausência de um plano de acção claro para que os países desenvolvidos aportem US$ 100 bilhões anuais até 2020 e para que aumentem substantivamente seu apoio financeiro depois dessa data”.

    Em 2010, os países desenvolvidos concordaram em mobilizar esse montante nesse período para ajudar os países pobres a se adaptarem ao impacto da mudança climática e reduzir suas emissões poluentes.

    Esses compromissos caíram, porém, para cerca de US$ 70 biliões anuais, de acordo com o Banco Mundial.

    A ministra brasileira do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, disse que os quatro países se comprometem a trabalhar duro para evitar que se repita o fracasso da última conferência do clima, realizada em Copenhaga, em 2009.

    “Não podemos adiar essa agenda, esse acordo”, frisou.

    Já o enviado da China para o tema, Xie Zhenhua, comentou que “ainda há expectativas e espero que os países desenvolvidos possam honrar seus compromissos antes do encontro em Paris”.

    O negociador indiano, Ravi Prasad, destacou que os países desenvolvidos devem compartilhar suas tecnologias de energia limpa com as nações pobres para que elas possam embarcar nos esforços globais de combate à mudança climática.

    “Se não receberem um fluxo de apoio tecnológico, para muitos países em desenvolvimento e economias pobres será impossível percorrer esse caminho no futuro próximo”, alegou Prasad.

    “Adaptar-se requer muito dinheiro”, afirmou a ministra sul-africana de Meio Ambiente, Edna Molewa. (afp.com)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    TSE suspende julgamento de ações que pedem cassação de Moro por atos na pré-campanha em 2022; caso será retomado na 3ª

    O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) suspendeu nesta quinta-feira o julgamento das ações que pedem a cassação do senador Sergio...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema