Sábado, Maio 25, 2024
13.6 C
Lisboa
More

    Bié: Falta de matadouro moderno condiciona comércio de carne no Cuito

    A falta de um matadouro moderno está a condicionar a comercialização de carne bovina na cidade do Cuito, província do Bié, segundo constatou a Angop hoje, sexta-feira, na Caluapanda, dez quilómetros a sul da capital biena.

    Clientes no matadouro de Caluapnada no Cuito (Foto: JULINO CAPINGALA)
    Clientes no matadouro de Caluapnada no Cuito (Foto: JULINO CAPINGALA)

    Em declarações à Angop, a vendedora de carne Deolinda Evaristo considerou que a não conclusão das obras do matadouro local continua a afectar o seu trabalho, dificultando as 25 pessoas que funcionam no local, das quais 13 homens encarregues do abate de animais.

    A vendedora falou ainda da falta de alguns meios de segurança higiénica, como luvas, botas e tocas, mas disse que a carne vendida no local tem qualidade para o consumo humano.

    Informou que uma cabeça de gado é adquirida aos criadores no valor de 140 mil kwanzas.

    Por sua vez, o veterinário afecto à direcção da Agricultura no Bié Helder Emanuel explicou que por falta de condições de trabalho, apenas realiza-se a inspecção da carne e não do animal antes do abate, facto que preocupa a sua instituição.

    Em 2014, disse a título de exemplo, foram identificadas duas cabeças de gado bovino com suspeitas de estarem infectados com tuberculose e foram enterrados, a fim de evitar qualquer doença no seio da população.

    Para melhorar o quadro, o governo da província está a construir um matadouro moderno, com capacidade para albergar 25 pessoas. Entre outros, a infra-estrutura conta já com frigoríficos, reservatório de água e um grupo gerador. (portalangop.co.ao)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Como é que Itália vê a abertura de Ursula von der Leyen para cooperar com Meloni?

    Meios de comunicação social italianos descrevem a declaração da presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, como ousada,...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema