Terça-feira, Maio 28, 2024
14.8 C
Lisboa
More

    Benguela: Problemática da ocupação de terrenos em debate na província

    Seminário sobre a problemática da ocupação de terrenos (Foto: António Lourenço)
    Seminário sobre a problemática da ocupação de terrenos (Foto: António Lourenço)

    Benguela – Membros do governo provincial, especialistas e da sociedade civil em Benguela, estão hoje, quinta-feira, reunidos para debater sobre a problemática da ocupação de terrenos, num encontro de iniciativa da casa civil da Presidência da República.

    O evento, que termina esta tarde, está a ser orientado pelo governador da província de Benguela, Isaac Maria dos Anjos, coadjuvado pelo secretário de estado do Interior para Protecção Civil e Bombeiros, Eugénio Laborinho.

    Durante o encontro, os participantes vão abordar temas sobre a concessão jurídica dos terrenos e loteamento, segurança jurídica, expropriação, realojamento e embargos e responsabilidade criminal por ocupação ilegal de terrenos.

    Medidas preventivas e protecção contra ocupação ilegal pelas autoridades públicas, cadastro nacional de terras e reservas fundiárias, bem como as zonas de protecção urbanística e áreas de recuperação e reconversão urbanística, são outros temas a serem abordados durante o encontro.

    Na ocasião, o governador da província, disse que o seminário visa diagnosticar a situação actual de ocupação de terrenos em Angola, proceder-se ao balanço dos 10 anos de vigência da lei de terras e ordenamento do território e urbanismo.

    Isaac dos Anos referiu ainda que a província de Benguela tem assistido a necessidade de analisar este fenómeno, que tem vindo a tornar difícil a definição de rumos e crescimento económico a nível da região, na qual pretende-se promover o ordenamento de terras para que se estabeleça as comunidades direitos fundiários e se consiga avaliar disponibilidades que resultem para o assentamento de novas iniciativas.

    O governador fez saber que existem planos de desenvolver o ordenamento nos municípios do Cubal, Caimbambo e Chongoroi, para estabelecer projectos-gerador de empregos e dinamizadores da economia.

    “Mas a ocupação desordenada de terrenos e aproveitamento político que tem fomentado a desordem, desinformação e impunidade urbana tem dificultado o andamento e concretização dos referidos projectos”, frisou.

    Participam no evento sobre a problemática da ocupação de terenos, Magistrados Judiciais e do Ministério Público, entidades religiosas, Forças Armadas Angolanas (FAA) e Polícia Nacional, directores provínciais, administradores municipais, autoridades tradicionais e sociedade civil. (portalangop.co.ao)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Palestinianos acusam Israel de “massacre” em ataques a deslocados em Rafah

    De acordo com as autoridades do Hamas, pelo menos 45 pessoas morreram e dezenas ficaram feridas no bombardeamento israelita...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema