Sexta-feira, Maio 17, 2024
15.1 C
Lisboa
More

    Banco financia barragem

    O Banco Europeu de Investimento (BEI) vai financiar com 50 milhões de euros a construção na Zâmbia de uma central hidroeléctrica na barragem de Itezhi-Tezhi e de uma linha de transporte de 291 quilómetros para Lusaka, a capital zambiana, ligando assim a central eléctrica à rede nacional e ao pólo energético da África Austral, indica um comunicado divulgado em Bruxelas.

    Segundo o BEI, a realização deste projecto vai permitir reduzir o custo da energia na Zâmbia, encarecida pelas importações e a dependência da electricidade produzida pelas centrais de carvão.

    Com uma potência de 120 megawatts, a central de Itezhi-Tezhi vai aumentar a sua  capacidade de produção eléctrica na rede nacional, melhorar a viabilidade e a qualidade do abastecimento de energia na Zâmbia, indica o comunicado.

    Além do financiamento do BEI, o projecto, de um custo total de 375 milhões de euros, vai beneficiar de apoios da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), do Banco Africano de Desenvolvimento  (BAD), da Proparco, do Banco de Desenvolvimento da África Austral, do Estado indiano e da empresa industrial TATA.
    O Fundo Fiduciário UE-África para as infraestruturas participa igualmente no financiamento do projecto. (jornaldeangola.com)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    TSE suspende julgamento de ações que pedem cassação de Moro por atos na pré-campanha em 2022; caso será retomado na 3ª

    O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) suspendeu nesta quinta-feira o julgamento das ações que pedem a cassação do senador Sergio...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema