Sexta-feira, Maio 17, 2024
14.4 C
Lisboa
More

    Autoridades turcas ocupam dois canais de TV (vídeo)

    (Euronews)
    (Euronews)

    Na Turquia, as autoridades desferiram um golpe duro em dois canais privados de televisão, um gesto visto pela oposição como uma tentativa de calar a liberdade de expressão, em véspera de eleições.

    A régie dos canais Kanaltürk e Bugün TV foi ocupada, em direto, pelas forças da ordem, depois da justiça ter colocado o grupo Koza İpek, dono dos canais, sob tutela.

    A justiça decidiu tomar o controlo deste grupo de comunicação devido às alegadas ligações ao clérigo Fethullah Gülen, considerado um terrorista pelas autoridades de Ancara.

    Gülen, atualmente refugiado nos Estados Unidos, já foi uma figura próxima do presidente Recep Tayyip Erdoğan, mas tornou-se depois num dos mais ferozes opositores. É acusado de ter construído um Estado paralelo para deitar abaixo o poder instalado na Turquia.

    O grupo de comunicação social e os dois canais sofrem a acusação de estar a financiar e a recrutar elementos para o movimento de Gülen.

    Contra a ocupação, os jornalistas dos dois canais manifestaram-se ontem à porta da sede. A embaixada norte-americana em Ancara também se mostrou preocupada. (euronews.com)

    por Ricardo Figueira | com AFP, REUTERS

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    TSE suspende julgamento de ações que pedem cassação de Moro por atos na pré-campanha em 2022; caso será retomado na 3ª

    O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) suspendeu nesta quinta-feira o julgamento das ações que pedem a cassação do senador Sergio...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema