Sábado, Maio 25, 2024
13.6 C
Lisboa
More

    Autoridades moçambicanas prometem prevenir conflitos pós-eleitorais

    VOA | André Baptista

    Os órgãos eleitorais moçambicanos estabeleceram painéis de prevenção e gestão de conflitos que possam ocorrer durante as eleições de 15 de Outubro próximo.

    Trata-se de mecanismos extrajudiciais de resolução de litígios entre os diferentes intervenientes nestas eleições, que ainda têm um pendente.

    O porta-voz da Comissão Nacional de Eleições- CNE, Paulo Cuinica, disse que os painéis visam a prevenção e mitigação dos efeitos desses conflitos, e contribuir para o esclarecimento ou formulação de uma solução jurídica consensual.

    Cuinica destacou que “estes mecanismos têm vantagens porque a sua adesão é voluntária, para além de que as suas decisões não só ajudam na formulação de decisões da CNE ou dos seus órgãos de apoio, como também contribuem para a prevenção de conflitos”.

    “São mecanismos estabelecidos pelo presidente da respectiva circunscrição, como uma composição heterogénea”, esclareceu o porta-voz da CNE.

    Neste caso, são convidados a participar nos painéis, para além das organizações da sociedade civil, os vice-presidentes das respectivas comissões, que são provenientes dos partidos políticos, o director do Secretariado Técnico de Administração Eleitoral-STAE com os seus adjuntos, magistrados, membros do Conselho Superior de Comunicação Social e do Sindicato Nacional de Jornalistas-SNJ entre outras personalidades relevantes.

    Os preparativos para as eleições estão a decorrer tranquilamente, mas com um pendente relativo aos mandatos para a província de Gaza, sobre os quais a Renamo submeteu uma queixa-crime à Procuradoria-Geral da República.

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Como é que Itália vê a abertura de Ursula von der Leyen para cooperar com Meloni?

    Meios de comunicação social italianos descrevem a declaração da presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, como ousada,...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema