Segunda-feira, Abril 29, 2024
15.8 C
Lisboa
More

    Autarcas de Lisboa e Porto disponíveis para assumir competências do Estado

    (Lusa)
    (Lusa)

    Os presidentes das Câmaras Municipais de Lisboa e do Porto mostraram-se hoje disponíveis, num debate na capital, para assumir competências que atualmente são do Governo, mas para isso precisam de recursos.

    “Estamos preparados para assumir competências, mas é preciso que o Estado faça a sua parte”, afirmou hoje o autarca lisboeta António Costa, num debate “Olhares Cruzados sobre Portugal”, realizado na Fundação Calouste Gulbenkian.

    Esta opinião é partilhada por Rui Moreira, que defendeu ser “preciso que o Estado compreenda que tem que municiar os municípios com competências”.

    O presidente da Câmara do Porto lembrou que há uma “concentração no Estado, em diversos departamentos, de instrumentos retirados à cidade”.

    “O Estado diz que a cidade tem que desempenhar tal papel e retira-lhes competências. Não temos instrumentos. Vem a responsabilidade e não o recurso”, disse.

    Rui Moreira referiu, a título de exemplo, que “gostava muito de ficar com o secundário”, mas precisa “do cheque”. Ou seja, “sem recursos, não é possível” a autarquia assumir a gestão dos estabelecimentos do ensino secundário.

    António Costa recordou que “todos os municípios que assumiram [a gestão de] escolas do 2.º ciclo arrependeram-se”.

    “Percebo a resistência dos autarcas na transferência de competências. Porque há competências, mas não há recursos”, disse.

    Ainda no âmbito da Educação, o autarca do Porto defendeu que a “colocação de professores devia ser uma competência marcadamente metropolitana”.

    O debate foi moderado pelo sociólogo e presidente da Fundação Francisco Manuel dos Santos, António Barreto.

    Na plateia estiveram figuras como o ensaísta Eduardo Lourenço, o antigo presidente do conselho de administração da Jerónimo Martins, Alexandre Soares dos Santos, o presidente da Fundação Calouste Gulbenkian, Artur Santos Silva, o vereador da Habitação da autarquia portuense, Manuel Pizarro, e o diretor-geral da COTEC Portugal, Daniel Bessa. (noticiasaominuto.com)

    por Lusa

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Contagem regressiva para a Cimeira do Clima COP29, no Azerbaijão, expõe as tensões sobre o financiamento

    Os líderes políticos afirmaram que as conversações da COP29 deste ano se centrarão num desafio que não conseguiram superar...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema