Quinta-feira, Maio 16, 2024
13.5 C
Lisboa
More

    Austrália não vai assinar Pacto Mundial para a Migração – ministro

    O ministro do Interior da Austrália afirmou hoje que o país não vai assinar o Pacto Mundial para a Migração, ultimado em julho na ONU, por considerar que afeta a sua soberania.

    “Nós levamos a sério a manutenção da segurança das nossas fronteiras. Não permitiremos que a ONU ou qualquer outro perturbe o trabalho duro que está a ser feito”, disse Peter Dutton à rádio australiana 2GB.

    O ministro afirmou ainda que muitos país europeus têm perdido a sua identidade porque foram inundados por imigrantes sem documentos. “Nas futuras geração isso terá um grande impacto sobre essas sociedades”, considerou.

    O governo australiano tem sido criticado por várias organizações internacionais, incluindo a ONU, devido à rigidez política contra os imigrantes ilegais no país, que tentam entrar no país por via marítima.

    A Austrália recusou-se a receber centenas de refugiados de Nauru e Papua Nova Guiné que esperam agora que os Estados Unidos os aceitem.

    O documento, conhecido oficialmente como o Pacto Mundial para uma Migração Segura, Regular e Ordenada, estrutura-se em torno de 23 grandes objetivos e inclui uma série de compromissos concretos, embora não vinculativos juridicamente, que define as diferenças entre os imigrantes regulares e os que não são, que serviços básicos devem providenciar os Estados aos irregulares ou quando deverá ser facilitada a sua regularização.

    O pacto é o resultado de um acordo assinado em 2016 pelos líderes internacionais que decidiram abrir a negociação de dois grandes acordos, um sobre migrantes e outro sobre refugiados.

    Todos os Estados membros das Nações Unidas participam na discussão, à exceção dos EUA, que durante o governo de Donald Trump decidiu retirar-se por o considerar incoerente com as suas políticas migratórias.

    O número de migrantes no mundo é calculado em 258 milhões, o que corresponde a 3,4% da população mundial. (Diário de Notícias)

    por Lusa

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Excesso de capacidade na indústria siderúrgica da China se espalha para os mercados de exportação

    Uma investigação do Ministério do Comércio da Tailândia poderá ampliar as medidas anti-dumping contra bobinas de aço laminadas a...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema