Sábado, Maio 18, 2024
13.2 C
Lisboa
More

    Argentina: “Não foi suicídio”, diz Cristina Kirchner

    Presidente argentina afirma que promotor encontrado morto foi alvo de operação contra o governo. Segundo ela, caso é um escândalo político e jurídico.

    (dw.de)
    (dw.de)

    A presidente da Argentina, Cristina Kirchner, disse nesta quinta-feira (22/01) estar convencida de que a morte do promotor Alberto Nisman “não foi um suicídio”. Segundo ela, foram “plantadas pistas falsas” dentro de uma “operação contra o governo”.

    Nisman investigava o atentado de 1994 à Associação Mútua Israelita Argentina (Amia) e apresentaria detalhes da denúncia no Congresso argentino na segunda-feira, dia em que foi encontrado morto em seu apartamento em Buenos Aires.

    “Por que alguém ia se suicidar sendo promotor e gozando ele e sua família de uma excelente qualidade de vida?”, assinalou a presidente no Facebook.
    Na investigação, o promotor acusa a presidente e o chanceler Héctor Timerman de terem encoberto a participação de iranianos no ataque terrorista à Amia, que deixou 85 mortos e centenas de feridos.

    Segundo Nisman, o governo tentou inocentar os acusados iranianos com o objectivo de restabelecer as relações diplomáticas e comerciais entre Buenos Aires e Teerão. A Argentina pretendia trocar petróleo por grãos e vender armas ao Irão, afirmou o promotor. A acusação, que teve sua íntegra divulgada nesta semana, abalou o ambiente político na Argentina.

    “Os espiões não eram espiões. As perguntas se tornam certeza. O suicídio (do qual estou convencida) não foi suicídio”, disse Cristina. “A acusação de Nisman não somente cai, mas constitui um verdadeiro escândalo político e jurídico.”

    A perícia apontou que Nisman morreu com um tiro na têmpora, em um caso ainda não esclarecido. A principal suspeita dos investigadores é que possa mesmo ter sido um suicídio, mas a oposição e alguns funcionários do governo sugeriram a possibilidade de que o promotor tenha sido forçado a se matar. (dw.de)

    RPR/rtr/ap/dpa

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    TSE suspende julgamento de ações que pedem cassação de Moro por atos na pré-campanha em 2022; caso será retomado na 3ª

    O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) suspendeu nesta quinta-feira o julgamento das ações que pedem a cassação do senador Sergio...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema