Domingo, Maio 19, 2024
18.3 C
Lisboa
More

    Aquisição de 100 locomotivas orçada em cerca de USD 500 mil milhões

    A aquisição de 100 novas locomotivas e diversos materiais de carga de passageiros prevê gastar cerca de 500 mil milhões de dólares (um dólar equivale a 100 Kwanzas), informou na ExpoTrans/2014, o director geral do Instituto Nacional de Caminhos de Ferro, Júlio Joaquim.

    Júlio Joaquim - Director geral do Instituto Nacional de Caminhos de Ferro (Foto: Clemente)
    Júlio Joaquim – Director geral do Instituto Nacional de Caminhos de Ferro (Foto: Clemente)

    De acordo com o responsável, a publicação do diploma legal em novo modelo institucional do sector ferroviário, a existência de um regime legal que prevê a separação das actividades como a gestão das infraestruturas e serviços de transportes, introdução de um sistema de tracção e de taxação no uso de infraestruturas ferroviárias, são dentre outras medidas a serem implementadas para o bem dos agentes econômicos e as famílias angolanas.

    A existência do quadro jurídico que prevê a criação de parcerias público privadas, que basicamente estabelece um modelo de cooperação e governação, partilha de riscos entre os sectores público e privado no domínio do financiamento, onde o sector ferroviário se apresenta como um dos principais actores para o exercício da cooperação, constituem preocupação do sector.

    Segundo disse, existem ainda em carteira para a província de Luanda, vários projectos que visam a duplicação da linha ferroviária, com vista a garantir maior mobilidade de pessoas e bens, assim como potenciar o sector económico do país.

    De acordo com o responsável, com a construção da linha que vai ligar o Baía com o novo Aeroporto Internacional no município de Viana, a construção de passagens superiores e com a transposição da estrada nacional Luanda /Malange, vai proporcionar grandes benefícios no escoamento de diferentes bens e meios.

    Para além de Luanda, disse que consta ainda dos projectos do Ministério dos Transportes, a construção da linha do Norte cujos estudos uma vez concluídos vão permitir a ligação da província do Uige/ Zaire, para posteriormente ligar Cabinda e o resto do país.

    Júlio Joaquim garantiu que as ligações entre o novo Aeroporto Internacional de Luanda e o futuro Porto do Dande, na província do Bengo, a construção ferroviária entre a linha do caminho de ferro de Benguela com as mediações da cidade do Luena, no Moxico, a construção do ramal entre o CFB e o porto do Lobito, vão dar uma outra dinâmica na circulação das populações e não só. (portalangop.co.ao)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    TSE suspende julgamento de ações que pedem cassação de Moro por atos na pré-campanha em 2022; caso será retomado na 3ª

    O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) suspendeu nesta quinta-feira o julgamento das ações que pedem a cassação do senador Sergio...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema