Sábado, Maio 11, 2024
16.8 C
Lisboa
More

    Angola/Zâmbia: Destacada importância do Corredor do Lobito no desenvolvimento da região austral

    Lusaka – O Secretário Executivo Adjunto da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), o angolano João Samuel Caholo, destacou, sábado, em Lusaka, a importância do Corredor do Lobito, para o desenvolvimento da região, em particular as repúblicas da Zâmbia e do Congo Democrático.
    O responsável da SADC fez o referido realce quando orientava a palestra subordinada ao tema “A integração regional e o papel do Corredor do Lobito na cooperação e desenvolvimento de Angola e da Zâmbia”, alusivo ao 37º aniversário da independência nacional, ocorrida a 11 de Novembro de 1975.
    João Caholo justificou a sua posição pelo facto do chamado Corredor do Lobito, integrado pelo Caminho de Ferro de Benguela (CFB) e o Porto do Lobito, de águas profundas, ter servido muito para o crescimento e desenvolvimento da economia zambiana após a sua  independência.
    Segundo o engenheiro angolano, em 1967, altura que se encontrava a estudar na Zâmbia, já o referido Estado vizinho beneficiava da oportunidade oferecida pelo CFB para a importação de produtos, assim como para exportação do cobre zambiano, uma das principais fontes de rendimento do país, a partir do Porto do Lobito.
    Estrategicamente, disse, o CFB foi afectado pela guerra que houve em Angola, dai que a Zâmbia optou por usar outros portos, como os da Tanzânia e da África do Sul, o que tem sido mais caro e distante para a importação de produtos para o país, pelo que devem
    regressar a utilizar o porto angolano para facilitar o crescimento económico de Angola.
    João Caholo recordou ainda que nos anos 60, a Zâmbia tinha como rota tradicional o Corredor do Lobito e o rendimento proveniente da venda do cobre permitiu o desenvolvimento económico do país, assim como da RDCongo, cujas minas da região de Catanga beneficiavam também do referido corredor.
    De acordo com o responsável, Angola e a Zâmbia encontram-se em momento de paz e é importante que as duas partes, sobretudo os dois ministros dos transportes, trabalhem para acelerar o desenvolvimento da cooperação bilateral no sector.
    O geólogo angolano deu ainda a conhecer que o Executivo está a levar a cabo um amplo programa de reconstrução das infra-estruturas rodoviárias, aeroportos e pontes, a fim de facilitar o funcionamento do referido corredor.
    Para o efeito, anunciou que até 2013 os comboios do CFB vão chegar até a região do Luau, província do Moxico, o que poderá acelerar o processo de integração regional.
    Apelou igualmente aos empresários e membros da sociedade civil a financiarem a construção e reconstrução de certas infra-estruturas rodoviárias, na medida em que os tradicionais países financiadores da UE encontram-se em crise económica e financeira, dai a inexistência de capital para sustentar vários projectos regionais.
    O responsável da SADC recordou ainda que existem vários projectos para relançar a economia da África Austral, estando Angola a trabalhar para relançar o Corredor do Namibe, que poderá servir países como a Zâmbia, faixa de Caprivi (Namíbia), até mesmo o Botswana, através da região do Kuando Kubango.
    A palestra, dirigida a diplomatas, políticos, académicos, estudantes, jornalistas e membros da comunidade angolana, serviu para dar a conhecer aos presentes os projectos e programas de recuperação e relançamento da economia nacional que estão a ser  executados pelo Governo de Angola.
    Fonte: ANGOP

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Ativistas climáticos pressionam Biden para interromper as exportações de petróleo do novo terminal petrolífero

    Os ativistas climáticos que pressionaram com sucesso o Presidente Joe Biden a suspender as novas exportações de gás natural...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema