Segunda-feira, Abril 29, 2024
11.4 C
Lisboa
More

    Angola regista cerca de 200 infectados num só dia, numa altura em que 85 professores testaram positivos

    O país atingiu novo recorde ao revelar o maior número de infectados num só dia, desde o aparecimento dos primeiros casos de Covid-19. Foram notificados 195 novos contágios, nas últimas 24 horas, com dois óbitos e sete recuperados, anunciou, ontem, o secretário de Estado para a Saúde Pública, Franco Mufinda. Além disso, disse ainda que foram testados 2.844 professores do ensino geral, à base de biologia molecular por RT-PCR, dos quais 85 testaram positivo.

    Franco Mufinda fez saber que foram testados, na semana finda, 2.844 professores do ensino geral, à base de biologia molecular por RT-PCR, dos quais 85 testaram positivo, representando uma taxa de positividade de 2.9 por cento.

    Franco Mufinda disse que isso se traduz na contaminação comunitária, no seio destes professores, salientando que todas as medidas de saúde já foram diligenciadas desde ontem para orientar os casos confirmados através das equipas de resposta rápida.

    Quanto aos docentes do Ensino Superior, explicou que foram testados 650 à base de biologia molecular por RT-PCR, dos quais 12 professores testaram positivo, representando uma taxa de positividade de 1.8 por cento, que traduz também a contaminação comunitária, garantindo que todas as medidas foram tomadas.

    “Os dois grupos estudados apresentam taxa de positividades do SARS-CoV abaixo da nossa média. Nós estamos a falar de uma média de 6.1 que é a ponderada até à data. Todavia, aqui ficamos com a noção de que há um perigo destes grupos e apelamos à observância das medidas de biossegurança de forma individual e colectiva”, disse.

    O governante, que falava na habitual actualização diária do balanço sobre a situação epidemiológica no país, informou que foram confirmados, nas últimas 24 horas, 195 novos casos de Covid-19, dos quais 15 na província do Bié, 56 na Huíla e 124 em Luanda, concretamente nas localidades de Cacuaco, Samba, Belas, Ingombotas, Talatona, Maianga, Cazenga, Viana e Kilamba Kiaxi.

    Os novos infectados têm idades compreendidas entre quatro e 92 anos, dos quais 106 do sexo masculino e 89 do sexo feminino.

    Franco Mufinda fez saber que duas pessoas perderam a vida, ontem, em consequência da Covid-19. Trata-se de cidadãos angolanos do sexo masculino com idades entre 53 e 86 anos, ambos residentes na província de Luanda.

    Entretanto, o governante disse que, nas últimas 24 horas, conseguiram recuperar sete pessoas infectadas da província de Luanda.

    Angola ultrapassa 200 mortes por Covid-19
    Com a alteração dos dados, Angola contabiliza 5.725 casos positivos de Covid-19, com 201 óbitos, 2.598 recuperados e 2.926 casos activos. Entre os activos, 16 estão críticos com ventilação mecânica invasiva, 16 estão graves, 65 moderados, 301 apresentam sintomas leves e 2.528 assintomáticos.

    Fez saber, ainda, que 530 infectados estão internados nos diferentes centros de tratamento no país e os restantes observam o isolamento domiciliar.

    Nas últimas 24 horas, foram processadas 1.597 amostras à base de biologia molecular por RT-PCR, das quais 195 positivas.

    O total de amostras recebidas, até agora, pelo laboratório de biologia molecular por RT-PCR é de 103.851, das quais 5.725 são positivas.

    Por outro lado, o responsável contou que, nas últimas 24 horas, 15 pessoas receberam alta, sendo nove na província do Cuanza-Sul, quatro em Malanje e duas no Namibe.

    O Centro Integrado de Segurança Pública (CISP) recebeu, no período em referência, 159 chamadas, todas a pedir informação sobre a Covid-19.

    1.000 alunos de 10 escolas de Luanda começam a ser testados hoje
    O secretário de Estado para a Saúde Pública, Franco Mufinda, informou que a testagem aleatória dos 1.000 alunos de 10 escolas acontece hoje, apenas no município de Luanda. Entretanto, sublinhou que cada escola estará representada por 100 alunos, apenas para se ter a fotografia no momento do que está a acontecer no seio dos alunos.

    As escolas que foram escolhidas aleatoriamente são a 1013 na rua da Samba, na Toyota, próximo à Universidade Independente, a da Maianga no Trabalho e Luta, a da Ingombota Escola 8 defronte à Escom, a do Rangel no ex-Magistério da Vila Alice, a do Sambizanga no ex-colégio Viriato-rua Gil Liberdade, a do Neves Bendinha na 6011, próximo ao Hospital dos Queimados, o IMIL , a Escola Portuguesa, a Francesa e a Escola Congolesa.

    Publicidade

    spot_img
    FonteOPaís

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Contagem regressiva para a Cimeira do Clima COP29, no Azerbaijão, expõe as tensões sobre o financiamento

    Os líderes políticos afirmaram que as conversações da COP29 deste ano se centrarão num desafio que não conseguiram superar...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema