Domingo, Maio 12, 2024
14.5 C
Lisboa
More

    Angola na Jornada Mundial sobre Liberdade de Imprensa

    Um Fórum sobre transparência, acesso às fontes e liberdade dos midia face ao poder político e económico, entre outras questões, tem início, hoje, em Accra, (Ghana), no âmbito da Jornada Mundial da Liberdade de Imprensa, em alusão à efeméride que se assinala quinta-feira, dia 03 de Maio.

    Para participar no evento, deixou a meio da manhã desta quarta-feira, a capital do país, uma delegação chefiada pelo secretário de Estado da Comunicação Social, Celso Malavoloneke, e que integra entre outras individualidades do jornalismo nacional o secretário geral do Sindicato dos Jornalistas Angolanos (SJA), Teixeira Cândido.

    Em declarações à Angop, Teixeira Cândido disse que a ocasião será aproveitada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), para fazer a entrega do prémio anual de Liberdade de Imprensa Guillermo Cano ao fotógrafo egípcio Mahmoud Abu Zeid, conhecido por Shawkan, preso desde Agosto de 2013 e em risco de ser condenado à pena de morte.

    Shawka, o fotógrafo egípcio, foi preso a 14 de Agosto de 2013, quando cobria uma manifestação na Praça Rabaa Al Adawiya, no Cairo. Com o tema “Media, Justiça e o Estado de Direito: Os contrapoderes do poder”, o encontro vai reunir delegações de mais de cem países.

    O Dia Mundial da Liberdade de Imprensa foi proclamado pela Assembleia Geral da ONU, em 1993, em seguimento à Recomendação aprovada na 26ª sessão da Conferência Geral da UNESCO, em 1991. Tudo em resposta ao apelo dos jornalistas africanos que, em 1991, elaboraram a Declaração de Windhoek sobre o pluralismo e a independência da midia.

    O Dia é uma ocasião para informar os cidadãos sobre as violações à liberdade de imprensa – um lembrete de que, em muitos países do mundo, as publicações são censuradas, multadas, suspensas e encerradas, da mesma forma que jornalistas, redatores e editores são perseguidos, atacados, detidos e até assassinados.

    O prémio, de 25 mil dólares, homenageia o jornalista colombiano Guillermo Cano Isza assassinado, em 17 de Dezembro de 1986, em frente ao seu jornal El Espectador, em Bogotá. (Angop)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Suíça vence festival de música Eurovision

    A Suíça ganhou na madrugada deste domingo (12, noite de sábado no Brasil), com a canção “The Code” de...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema