Segunda-feira, Julho 15, 2024
19.6 C
Lisboa
More

    Angola é exemplo do que pode ser feito noutras partes do mundo – Miguel Relvas

    O ministro Adjunto e dos Assuntos Parlamentares português, que hoje iniciou uma visita de três dias a Angola, reafirmou a importância da diplomacia económica e o papel dos diplomatas no desenvolvimento desse conceito.

    “A diplomacia económica tem um papel importante. O atual Governo tem reforçado muito isso e essas experiencias têm sido feitas pelo atual embaixador de Portugal (Francisco Ribeiro Telles). É um bom exemplo do que se tem passado em Angola e que pode ser seguido noutras partes do mundo”, vincou.

    Miguel Relvas falava à imprensa à saída de um encontro com Carlos Feijó, ministro de Estado e chefe da Casa Civil do Presidente da República e considerou que as relações luso-angolanas atravessam “uma fase muito positiva”.

    “O caminho é acentuar, reforçar e aprofundar, não só as relações empresariais – essas sucedem-se naturalmente -, mas também relações que vêm em muitas noutras áreas e que passam pela ciência, educação, cultura e comunicação social. Temos este património comum que é a língua portuguesa e temos que saber reforçar as relações que existem”, acrescentou.

    Quanto à possibilidade de ter abordado com o ministro de Estado angolano a deslocalização para Angola de empresas portuguesas de pequena e média dimensão, que estejam com dificuldades em Portugal e possam beneficiar de incentivos e mão-de-obra mais acessível, Miguel Relvas respondeu tratar-se de uma questão que não necessita ser tratada diretamente.

    “São questões que não são necessárias de serem abordadas diretamente, porque as empresas e os empresários angolanos e os empresários portugueses têm uma grande mobilidade e têm também uma grande capacidade de iniciativa”, respondeu.

    “Angola tem hoje uma classe empresarial que prestigia (o país) e que em conjunto com empresários portugueses estão a construir uma nova realidade, com empresas mistas de capital misto. Portugal e Angola estão numa fase que só vai permitir o crescimento”, adiantou.

    O ministro Adjunto e dos Assuntos Parlamentares iniciou hoje uma visita a Angola, a convite da ministra da Comunicação Social, Carolina Cerqueira, integrando na sua comitiva autarcas.

    Na quarta-feira, véspera do regresso do governante a Portugal, Miguel Relvas e Carolina Cerqueira testemunham em Benguela a celebração de acordos entre a RTP e a TPA, e entre a Lusa e o maior grupo editorial privado angolano, o Medianova, na área da formação, troca de conteúdos e intercâmbio noticioso.

    Fonte: RTP

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Trump é retirado de comício na Pensilvânia após disparos

    O ex-presidente americano Donald Trump, candidato à reeleição, foi retirado do palco neste sábado durante um comício na Pensilvânia,...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema