Terça-feira, Julho 23, 2024
29.9 C
Lisboa
More

    Produção de gás começa até Março, garante Sonangol

    O Projecto Angola LNG, localizado na cidade do Soyo, começa a produzir gás no final deste primeiro trimestre, anunciou a Sonangol em comunicado. Os equipamentos estão já em fase de testes.
    O projecto vai produzir 5,2 milhões de toneladas de Gás Natural Liquefeito (LNG) por ano, além de fornecer gás butano para consumo interno, tornando o país auto-suficiente. Vai ainda disponibilizar 125 milhões de pés cúbicos por dia de gás natural destinado à geração de energia eléctrica e petroquímica. O produto vai ser tratado pela Sonangol.

    O projecto Angola LNG é uma parceria entre a BP Exploration (13,6 por cento), Chevron (36,4 por cento), ExxonMobil (13,6 por cento), Sonangol (22,8 por cento) e Total (13,6 por cento).
    Observadores internacionais arriscam-se em dizer que “o crescimento económico de Angola vai registar um impulso próximo dos dois dígitos”, devido ao início da produção na fábrica do Soyo, que vai receber gás dos blocos 1,2, 14, 15, 17 e 18, num total de seis.

    O Projecto Angola LNG deve garantir a entrada de Angola no Fórum de Países Exportadores de Gás (GECF), que tem apenas cinco membros africanos, nomeadamente Argélia, Egipto, Guiné Equatorial, Líbia e Nigéria.

    Considerado o sector de maior relevância na economia angolana, por se constituir no principal gerador de divisas e grande sustentáculo das importações do país, o ramo de petróleo e gás mantém-se como a mais importante fonte do Orçamento Geral do Estado, com mais de 80 por cento das receitas fiscais.

    Fonte: JA

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    EUA: Onde Kamala Harris se posiciona em relação às alterações climáticas e porque é que isto a torna vulnerável aos ataques de Trump

    A retirada de Joe Biden da corrida presidencial de 2024 — cedendo a semanas de pressão após um debate...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema