Domingo, Maio 19, 2024
14.1 C
Lisboa
More

    Angola e Congo abordam desenvolvimento bilateral

    0,8d4cbb88-aeb6-4a56-926b-6dd9d9e2f0e5O vice-presidente da República, Manuel Vicente, abordou hoje, sexta-feira, em Luanda, com o embaixador do Congo-Brazzaville, Jean Baptiste Dzangue, questões ligadas ao reforço da cooperação para o desenvolvimento dos dois países e de interesse regional e internacional.

    A informação foi avançada pelo diplomata congolês, à saída da audiência do mandatário angolano, à “Cidade Alta”.

    Declarou que as relações entre os dois países são boas e que “Angola e Congo deram bom exemplo de cooperação na exploração conjunta da plataforma marítima petrolífera, com benefícios recíprocos, evitando conflito armado por razões fronteiriças”.

    Afirmou entender-se que, da mesma forma que foi tratada a questão da plataforma marítima, os dois países vão criar mecanismos de entendimento e de cooperação sobre todas questões viradas para o desenvolvimento bilateral.

    Jean Baptiste Dzangue falou ainda da existência de mecanismos comuns para tratar qualquer tipo de problema na fronteira comum.

    Anunciou para os próximos dias a realização de uma reunião de peritos para fazer o balanço das recomendações da VI reunião da Comissão Mista Angola/Congo, realizada em Dezembro de 2010, em Luanda, e a preparação da sessão seguinte, não realizada no ano passado, como inicialmente previsto, devido as eleições gerais ocorridas nos dois Estados.

    Enumerou, entre outras questões igualmente abordadas, as crises que assolam o continente, mormente a situação nas repúblicas Centro Africana, Democrática do Congo e do Mali, que tendem a travar o desenvolvimento de África, tendo as duas personalidades defendido soluções pacíficas e políticas para as debelar.

    “As forças políticas devem negociar, ao invés de pegar em armas para chegar ao poder”, sublinhou.

    Referiu ainda a importância do apoio recíproco entre os dois estados, destacado a contribuição congolesa à independência nacional de Angola, bem como a ajuda angolana para pôr fim a instabilidade política que se instaurara no país vizinho, há alguns anos. (portalangop.co.ao)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    TSE suspende julgamento de ações que pedem cassação de Moro por atos na pré-campanha em 2022; caso será retomado na 3ª

    O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) suspendeu nesta quinta-feira o julgamento das ações que pedem a cassação do senador Sergio...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema