Quarta-feira, Maio 15, 2024
13 C
Lisboa
More

    Angola e China reforçam cooperação no combate ao crime

    O ministro do Interior, Sebastião Martins, recebeu hoje (quinta-feira), em Luanda, em audiência, o director de Investigação Criminal da China, Liu Ancheng, no âmbito do reforço do acordo de cooperação no combate ao crime, assinado entre os dois estados em Abril último, em Beijing.

    No final da audiência, o ministro do Interior de Angola, Sebastião Martins, garantiu o reforço da cooperação bilateral, lembrando que a mensagem tem duas vias, “pois o mesmo se aplica aos angolanos que cometem crimes na China”.

    Com efeito, garantiu trabalhar afincadamente na orientação do Presidente da República, José Eduardo dos Santos, para que, com o Ministério da Justiça e a Procuradoria Geral da República, se processem os estudos à Lei dos dois países e que viabilizem a extradição de criminosos.

    Revelando uma atenção particular ao crime organizado e aos grupos de criminosos identificados junto da comunidade chinesa, o ministro Sebastião Martins destacou a necessidade de se passar uma mensagem clara aos criminosos de que as polícias dos dois países estão unidas no combate ao crime.

    No encontro, Sebastião Martins recebeu uma missiva do seu homologo Meng Jianzhu, membro do Conselho de Estado e ministro da Segurança Pública da República Popular da China, que reafirma os votos profícuos de um relacionamento duradouro, bem como endereça um convite para uma visita de trabalho aquele país do Oriente.

    Por seu turno, o director de Investigação Criminal da China, Liu Ancheng Já Liu Ancheng considerou que, entre os cidadãos chineses residentes em Angola há alguns que se aproveitam das diferenças nas Leis dos dois países para o cometimento de crimes.

    Revelou que, recentemente, foi desmantelado na República da China um grupo que se preparava para operar criminalmente em Angola.

    Liu Ancheng realçou que o reforço da segurança vai beneficiar a economia dos dois países e reforçar os laços históricos de amizade e irmandade entre os dois povos, concluindo que a cooperação bilateral pode tornar-se num paradigma para muitos polícias no plano Internacional.

    A comitiva chinesa trabalha em Angola até ao próximo dia 06 do corrente mês.

    FONTE: Angop

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Presidente da República reconduz Conselho de Administração da Sonangol

    O Presidente da República, João Lourenço, reconduziu, esta terça-feira, o Conselho de Administração da Sonangol, presidido por Sebastião Pai...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema