Sábado, Maio 4, 2024
17.2 C
Lisboa
More

    Angola apoia processo eleitoral da Guiné-Bissau

    Angola propõe-se em apoiar o processo eleitoral na Guiné-Bissau, tendo para o efeito assinado um acordo com a Organização das Nações Unidas, por via do seu representante naquele país da África Ocidental.

    Trata-se de um acordo por terceiras partes em que o Executivo angolano coloca o montante nas coordenadas bancárias da ONU, em Nova Iorque (EUA), que por sua vez canalizará para o processo eleitoral na Guiné-Bissau.

    O apoio de Angola é uma resposta a um apelo feito pelo Presidente José Mário Vaz na cimeira da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), realizada em Cabo Verde de 17 a 18 de Julho do ano em curso.

    Uma nota de imprensa da Embaixada de Angola na Guiné-Bissau, a que a Angola teve acesso hoje, refere que na ocasião, o representante diplomático de Angola naquele país, Daniel Rosa, destacou o papel “discreto e eficaz” desenvolvido pelo embaixador José Viegas Filho, representante especial do secretário-geral da ONU na Guiné-Bissau.

    Daniel Rosa, que rubricou o acordo por Angola, afirmou que o representante especial do secretário-geral da ONU efectuou diligências junto das autoridades angolanas em busca de financiamento para as eleições.

    A perspectiva de apoio, segundo Daniel Rosa, que assinou o documento investido de Plenos Poderes, em nome do Governo angolano, teve em conta a necessidade de Angola ajudar à saída da crise político-institucional naquele país membro da CPLP.

    O apoio de Angola visa, igualmente, facilitar a implementação do Acordo de Conacri e incrementar as tradicionais relações com o país e povo da Guiné-Bissau, à semelhança dos demais parceiros internacionais.

    Citado pela nota, o embaixador Daniel Rosa afirmou que as autoridades angolanas continuam a acompanhar com muita atenção os desenvolvimentos políticos na Guiné-Bissau e manifestou o apoio a este país, tendo almejando que o processo eleitoral em curso seja um sinal de estabilidade e desenvolvimento.

    A Guiné-Bissau prepara-se para realizar eleições legislativas a 18 de Novembro próximo. Para o ano de 2019 estão previstas as eleições presidenciais. (Angop)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Jovens tentam legalizar novo partido em Angola

    Em entrevista à DW, Luís Castro, coordenador do Partido Liberal, diz que o movimento de centro-direita resulta da não...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema