Segunda-feira, Abril 29, 2024
11.4 C
Lisboa
More

    Advogada de Nito Alves diz que activista angolano é alvo de perseguição em Portugal

    A advogada do activista angolano Manuel Chivonde Nito Alves denuncia perseguição contra o seu constituinte em Portugal, depois da abertura de um inquérito pelas autoridades daquele país porque, segundo Marina Caboclo, o activista apenas expressou a sua opinião como fez sempre em Angola.

    Nito Alves foi detido na passada sexta-feira, 26, pela polícia portuguesa quando protestava defronte ao Consulado Geral de Angola em Lisboa, Portugal, tendo sido libertado horas depois.

    Nito Alves revela que a polícia portuguesa foi chamada pelas autoridades angolanas quando foi ao Consulado Geral de Angola apenas para tratar da sua documentação pessoal, uma vez que perdeu o seu passaporte.

    “Fui agredido pela polícia portuguesa quando exigia um salvo conduto, uma vez que perdi o meu passaporte, fui detido porque o cônsul chamou a polícia”, denuncia o activista.

    Entretanto, Marina Caboclo, advogada de Nito Alves, diz que o seu constituinte foi humilhado aquando da detenção e que não há razões para a abertura de um inquérito contra o activista em Portugal.

    “Nito Alves foi ao consulado tratar do seu passaporte e pedir apoio, ficou abalado quando percebeu que as autoridades angolanas chamaram a polícia”, explica a advogada, para quem Nito Alves é vitima de perseguição política em Portugal.

    “Nito não fez nada senão protestar, como faz há anos, como foi no passado com o processo 15+2, no entanto esperamos que o processo seja arquivado”, conclui Caboclo.

    Recorde-se, por outro lado, que Nito Alves está a ser processado em Portugal, pela secretária do cônsul angolano, Djamila Denise Carvalho Alberto, e sua assistente, Laura Lopes.

    A queixa foi apresentada na sequência de uma manifestação ocorrida em Lisboa em Novembro do ano passado, contra o consulado de Angola naquela cidade.

    Segundo a acusação, Nito Alves terá proferido na altura palavras contra as autoridades angolanas, consideradas de insultuosas e caluniosas.

    Publicidade

    spot_img
    FonteVoA

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Contagem regressiva para a Cimeira do Clima COP29, no Azerbaijão, expõe as tensões sobre o financiamento

    Os líderes políticos afirmaram que as conversações da COP29 deste ano se centrarão num desafio que não conseguiram superar...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema