Sábado, Maio 18, 2024
17.6 C
Lisboa
More

    A teologia em Angola é existencial – Pastor Mário Vontade

    Luanda – A teologia em Angola é um assunto de suma importância devido às diversas formas das pessoas entenderem e descreverem Deus em suas vidas, afirmou o pastor da primeira Igreja Baptista no Huambo, Mário Vontade.

     Pastor Mário Vontade Foto: Angop

    Pastor Mário Vontade (Foto: Angop)

    Em entrevista concedida à  Angop, o religioso referiu que a teologia em Angola é um assunto fundamentalmente existencial.

    “Os angolanos de um modo geral acreditam  que  existe um ser supremo, cada um dá o nome que quiser de entender Deus, sendo  esta  a descrição que existe da forma de estudo a respeito  da divindade”, sublinhou.

    Para o  interlocutor da Angop, Angola é um país essencialmente teológico,  tanto nas suas formulações  mais modernas como nas primitivas,  facto que leva a  encontrar neste país  um conceito de Deus  e um  entendimento Dele não importando  a classe social da  pessoa.

    Neste contexto, é de opinião que  não se pode  relegar a teologia num plano  recorrente do  dia a dia das pessoas.

    Quando se fala de teologias, explicou, está-se a abordar  as diversas  formas em que as pessoas se aproximam do assunto Deus uma vez que  uns  dizem que Deus é um  espírito, há quem   diga  além  de espírito  se incorpora em outros seres.

    Considerou que Angola  vai cada  vez mais se tornando num espaço aberto para as várias profissões  religiosas e tudo isso  ligado a Deus.

    Neste sentido, o religioso referiu que “quando falamos de teologias estamos  a falar das diversas maneiras  e aproximações que as pessoas têm   em  relação a Deus.  Uns  aceitam Deus como Triouno  como trindade, e outros não, uma vez que tem outra  concepção de  Deus”.

    Na óptica do  igualmente  professor de teologia do Instituto  Baptista  na província do Huambo,  “Deus é um ser que não se manifesta nem se revela  de forma pura”.

    “Também falamos de  teologias quando estudamos diversas doutrinas e ensinos  quer sejam  bíblicos ou de outras  formas de religião, então elas têm outras formas de definir cada aspecto da vida das pessoas  em relação  a divindade, aí nós polarizamos”, reforçou.

    Proliferação das Igrejas

    O pastor  considera que a proliferação das igrejas é um fenómeno  recente no  país,  entretanto já se falava de teologias antes  da ocorrência desse fenómeno   religioso em Angola.

    Quando  pensamos que antes de virem  as chamadas  missões  do Ocidente para África  o povo  da terra já  tinha a sua teologia, ainda que não a tivesse escrita, mas  já tinha a sua maneira de encarar, pensar e viver  Deus, disse.

    Então, lembrou, vieram os  missionários do Ocidente e as chamadas  igrejas religiosas históricas que vieram  com a sua forma de entender Deus.

    Hoje, com a proliferação de igrejas, na opinião do professor,  se autentica  o pensamento de teologias e não apenas de teologia.

    Para  Mário Vontade, as  diversas teologias têm tido uma influência  inquestionável no modo de vida do povo, nos mais diversos aspectos  culturais, comerciais, políticos, antropológicos, entre  outros –

    “  Em primeiro  lugar, as pessoas actualmente  no uso  da liberdade que têm  ficam  até certo ponto atrapalhadas  como no comércio,  indo ao mercado se encontra muitos produtos, indo a uma loja  para comprar uma camisa se encontra diversos tipos de camisa, então cada um  tem o desafio de escolher qual a camisa e a qualidade, facto  que irá determinar que eu escolha um tipo de camisa em  detrimento de outra isso vai desafiar o indivíduo a ter  princípios e algum valor e em função disso equilibrar as necessidades e os desejos  que essa pessoas tem  para decidir o quer vai comprar”, argumentou.

    Esta analogia, prosseguiu,  é transportada ao mundo da religião em matéria de proliferação  no nosso país.

    “Diria que  os angolanos  têm um desafio muito grande para decidirem que forma  de religião  e que teologia vão seguir”, realçou.

    Esta influência  causa igualmente alguma confusão,  encontrando-se   pessoas que em cada ano mudam  de  forma de  professar a  fé religiosa de acordo com os interesses de cada um, rematou o pastor Mário Vontade. (portalangop.co.ao)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    TSE suspende julgamento de ações que pedem cassação de Moro por atos na pré-campanha em 2022; caso será retomado na 3ª

    O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) suspendeu nesta quinta-feira o julgamento das ações que pedem a cassação do senador Sergio...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema