Segunda-feira, Abril 29, 2024
11.4 C
Lisboa
More

    A fugir à seca pastores invadem Parque Nacional do Bicuar

    A seca prologada que afecta a região sul e que se pode agravar com a ausência de chuvas nos últimos meses faz recear a administração do Parque Nacional do Bicuar que o espaço seja invadido por pastores de regiões vizinhas para a pastagem.

    A escassez de água registada em contexto de seca leva a que sobretudo criadores tradicionais de gado percorram quilómetros em busca de zonas favoráveis ao pasto.

    Nos últimos meses manadas de gado bovino provenientes da província do Cunene têm invadido a reserva natural.

    Em alerta por experiência recente o administrador do Parque Nacional do Bicuar, José Candundo olha para o objeto social da reserva natural e apela aos administradores municipais a encontrarem alternativas para o fenómeno.

    “ O parque não é alternativa de pasto para o gado o parque foi criado com objeto social diferente para a criação condições turísticas para a preservação das espécies faunísticas e florestais que ali habitam para estudos académicos científicos”, disse.

    “ Todavia esses problemas de imigração da comunidade pastoril nunca terminaram, mas esse fenómeno abrange a região toda sul tem muitas alternativas para se fazer transumância do gado e essas alternativas devem ser desenhadas pelas administrações municipais onde a sua comunidade esteja afectada com este fenómeno”, acrescentou

    O responsável destaca que do trabalho até agora realizado já foi possível retirar da reserva natural mais de duas mil cabeças de gado e aponta alternativas para contornar a situação.

    “ E continuamos a fazer o mesmo serviço porque o parque não foi feito para se fazer transumância. Volto a apelar que temos que encontrar saídas mesmo a própria província em si da Huíla para a zona das Tundas e Mulondo que são mais afectadas os pastores têm que subir a zona do rio”, acrescentou

    O Parque Nacional do Bicuar localizado na província da Huíla é uma das promissoras reservas turísticas do Sul de Angola com uma extensão de 1.200 km 2.

    Publicidade

    spot_img
    FonteVoA

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Contagem regressiva para a Cimeira do Clima COP29, no Azerbaijão, expõe as tensões sobre o financiamento

    Os líderes políticos afirmaram que as conversações da COP29 deste ano se centrarão num desafio que não conseguiram superar...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema