Quinta-feira, Maio 16, 2024
17.8 C
Lisboa
More

    IGAE reconhece apoio da sociedade no combate à corrupção

    O inspector-geral da Administração do Estado, Ângelo Veiga Tavares, reconheceu esta quarta-feira, em Luanda, o envolvimento da sociedade no combate a actos de corrupção, através de denúncias públicas.

    Para o responsável, em declarações à imprensa, a sociedade no geral e a comunicação social, em particular, têm desempenhado um papel bastante importante, através de denúncias, muitas delas por anonimato.

    Lembrou que todos os angolanos devem sentir-se um inspector, por forma a ajudar a Inspeção Geral da Administração do Estado (IGAE) nos seus propósitos.

    A IGAE é um órgão auxiliar do Titular do Poder Executivo com a missão de efectivar o controlo interno da Administração Pública, por via da inspecção, fiscalização, auditoria e supervisão da actividade de todos os órgãos e serviços da administração directa e indirecta do Estado, bem como das administrações autónomas.

    Por outro lado, o inspector-geral apontou a capacitação e aumento de quadros, o melhoramento da situação salarial e a construção de infra-estruturas próprias como as principais prioridades de curto e médio prazo.

    Quanto à situação salarial, sem avançar mais detalhes, disse que em breve irá ser aprovado o estatuto remuneratório dos funcionários da IGAE, sublinhando ainda que a instituição está no processo de certificação das dívidas atrasadas.

    A IGAE foi criada em 1992, por via da Lei nº02/92, de 17 de Janeiro, antes da exitinção, em 2020, pelo Decreto Presidencial nº242/20, de 28 de Setembro, dos gabinetes de Inspecção constantes da organização dos governos provinciais e para se criar as delegações provinciais.

    Para o efeito, em alusão aos 34 anos de experiência, realizou um workshop para mais de 200 funcionários, com o o objectivo de capacitá-los em matérias ligadas ao combate à corrupção.

    Cuanza-Norte

    Mais de 300 denúncias, sobre irregularidades nos serviços públicos, foram registadas pela Inspecção Geral da Administração do Estado (IGAE), em 2023, na província do Cuanza-Norte.

    De acordo com o delegado provincial da IGAE, Simão Mateus, sem avançar dados comparativos, as denúncias permitiram a abertura de 60 processos que resultaram em várias detenções.

    Apontou os sectores da saúde, educação, energia e água, como os mais visados, maioritariamente, relacionadas ao mau atendimento, falta de medicamentos e recebimentos indevidos.

    O responsável, que falava à imprensa à margem do acto provincial alusivo ao 32º aniversário da criação da instituição, destacou o crescimento do nível de consciência jurídica dos cidadãos, pelo contribuído no aumento significativo do número de denúncias.

    Sem avançar números, fez saber que a IGAE tem recebido participações por escrito e via telefónica de muitos cidadãos que se sentem lesados ou até mesmo desprezados quando procuram os serviços públicos na região.

    Afirmou que a instituição vai ser implacável para com os gestores que insistirem nas más práticas de gestão danosa do erário público e mau atendimento aos cidadãos nas instituições do Estado.

    Para tal, vai insistir na formação como instrumento de reforço da capacidade institucional na prevenção e combate à corrupção.

    Sublinhou que as acções de carácter pedagógico constituem o principal instrumento de actuação, com as quais o IGAE procura contribuir para educação e consciencialização dos gestores públicos e agentes administrativos. JJD/DS/VIC

    Publicidade

    spot_img
    FonteAngop

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Excesso de capacidade na indústria siderúrgica da China se espalha para os mercados de exportação

    Uma investigação do Ministério do Comércio da Tailândia poderá ampliar as medidas anti-dumping contra bobinas de aço laminadas a...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema