Quinta-feira, Maio 16, 2024
14.4 C
Lisboa
More

    Crédito ao sector não financeiro cai 1% para 4,76 biliões de Kz no I Semestre de 2022

    De um total de 4,76 biliões kwanzas emprestados ao sector não financeiro, a Indústria transformadora e agricultura são apenas o quarto e quinto que mais receberam. O comércio, a reparação de veículos automóveis e a construção lideram o ranking.

    O crédito bruto ao sector não financeiro em Angola caiu 1% para 4,76 biliões Kz no I semestre de 2022, por comparação com o período homólogo do ano passado, de acordo com cálculos do Expansão com base em dados publicados pelo Banco Nacional de Angola (BNA). A queda interrompe um ciclo de crescimento que durava há três primeiros semestres consecutivos, ou seja este indicador tem vindo a crescer neste período de 2019 a 2021.

    O endividamento do sector privado (empresas privadas e particulares) caiu 0,66% para 4,37 biliões Kz em comparação com o mesmo período do ano passado mas mesmo assim representou 91,52% do total. O endividamento do sector público tem vindo a cair desde o início de 2021, de forma lenta mas sustentada, o que significa um maior controlo na função e empresas públicas

    O ranking dos cinco que mais recebem crédito

    O Expansão apurou que os quatro principais sectores privados e não financeiros que mais receberam crédito representam 56% de um total de 4,76 mil milhões Kz concedidos. São eles o sector do Comércio por Grosso e a Retalho e Reparação de Veículo Automóveis e Motociclos, um segundo que é a Construção, em terceiro vem a Indústria Transformadora, e por fim um quarto, em que o BNA agrega Agricultura, Caça, Floresta e Pescas. Se a este grupo juntarmos o crédito a particulares, constatamos que a quota do top cinco dos que mais receberam crédito a nível do sector não financeiro sobe para 74% do total.

    A liderar o top cinco dos sectores que ficaram com a maior fatia do crédito a nível dos sectores não financeiro, no período em análise, estão os sectores do Comércio por grosso e a Retalho; Reparação de Veículo Automóveis e Motociclos com pouco mais de 1,2 biliões Kz que representam 25% do crédito ao sector não financeiro. Na segunda posição deste ranking está o crédito a particulares que ficou com mais de 853 mil milhões Kz de crédito, valor que representa quase 18% do total.

    Na terceira posição está o sector da construção que absorveu o equivalente a 12,8% do crédito ao sector não financeiro ou seja pouco mais de 604 mil milhões Kz. O quarto sector que mais crédito recebe entre os não financeiros é o sector da indústria transformadora que ficou com 11% ,ou seja pouco mais de 526 mil milhões Kz. Na quinta posição desta o sector da Agricultura, Produção Animal, Caça, Floresta e Pesca com 7,5% ou seja 361 mil milhões Kz. Sendo que os dois sectores da economia real que o País pretende dinamizar para substituir as importações, Agricultura e a Indústria transformadora representam “apenas” 18,5% do crédito concedido ao sector não financeiro.

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Excesso de capacidade na indústria siderúrgica da China se espalha para os mercados de exportação

    Uma investigação do Ministério do Comércio da Tailândia poderá ampliar as medidas anti-dumping contra bobinas de aço laminadas a...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema