Quinta-feira, Maio 16, 2024
14.4 C
Lisboa
More

    Homem é primeiro brasileiro infectado por varíola dos macacos

    A Alemanha registrou seu primeiro caso de varíola dos macacos, informou nesta sexta-feira (20) o Instituto de Microbiologia da Bundeswehr, as Forças Armadas alemãs. O vírus foi detectado na quinta (19) em um brasileiro de 26 anos. A informação é da agência de notícias Deutsche Welle.

    O rapaz chegou na Alemanha após viagem com origem em Portugal, passando pela Espanha. Ele estava há uma semana em Munique, no sul da Alemanha, e antes tinha passado por Düsseldorf e Frankfurt.

    De acordo com a agência de notícias, o paciente teria apresentado erupções cutâneas, um dos sintomas característicos da doença. Ele está cumprindo isolamento em uma clínica.

    A varíola dos macacos, a Monkeypox, ocorre principalmente na África ocidental e central, e é uma infecção viral rara semelhante à varíola humana, embora mais leve. Os sintomas são: febre, dores de cabeça e erupções cutâneas que começam no rosto e se espalham para o resto do corpo.

    Vários casos de varíola dos macacos já foram confirmados em países como Reino Unido, Espanha, Portugal e Canadá.

    Os Estados Unidos registraram na quarta (18) o primeiro caso da infecção. O infectado é um homem que viajou recentemente para o Canadá, disseram autoridades de saúde de Massachusetts.

    O que é a varíola dos macacos?
    A varíola dos macacos é uma infecção semelhante e mais leve do que a varíola humana, erradicada na década de 1980. Ela foi identificada pela primeira vez na República Democrática do Congo.

    O vírus é bastante comum em animais e pode ser transmitido para humanos, embora o contágio seja esporádico. A transmissão entre humanos é ainda mais rara, pois precisa ocorrer por contato de lesões, fluídos corporais, entre outros.

    A varíola dos macacos espalhou-se momentaneamente outras vezes por Europa e Estados Unidos, sempre relacionada a viagens ao continente africano. Nestas ocasiões, porém, foi imediatamente controlada.

    Quais os sintomas?
    Os principais sintomas causados pelo vírus são febre e dores na cabeça, músculos e costas, mas os mais perceptíveis são as erupções na pele, normalmente iniciadas no rosto. Em geral, trata-se de uma doença leve, mas há relatos de casos de maior gravidade.

    De acordo com a OMS (Organização Mundial d Saúde), o período de incubação do vírus é de 6 a 13 dias, podendo variar entre 5 e 21 dias. Normalmente, a doença passa sozinha após este período.

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Excesso de capacidade na indústria siderúrgica da China se espalha para os mercados de exportação

    Uma investigação do Ministério do Comércio da Tailândia poderá ampliar as medidas anti-dumping contra bobinas de aço laminadas a...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema