Quinta-feira, Maio 16, 2024
18.9 C
Lisboa
More

    Governo angolano prepara privatização de 90% da Multitel

    Estado angolano detém 90% do capital social da empresa de telecomunicações Multitel. Venda de parte da empresa consta do Programa de Privatizações do Governo, que prevê negociação de 190 companhias ou ativos até 2022.

    O Presidente angolano, João Lourenço, autorizou a privatização da Multitel, através de concurso público, da participação pública de 90% que o Estado angolano detém no capital social da empresa de telecomunicações.

    Segundo o despacho presidencial, a medida surge porque a referida empresa “não reúne condições necessárias” para a sua privatização através do procedimento de oferta pública inicial em bolsa, conforme previa despacho presidencial de dezembro de 2020, agora revogado.

    O Estado angolano detém 90% do capital social da Multitel por via da PT Ventures, com 40%, da Angola Telecom, com 30%, e do Banco de Comércio e Indústria (BCI), com 20%.

    Presidente João Lourenço autorizou a privatização
    (DR)

    O Presidente de Angola, João Lourenço, delegou à ministra das Finanças, Vera Daves, a competência de subdelegar os trâmites do processo, nomeadamente a nomeação da comissão de negociação, bem como a verificação da validade e legalidade do concurso público.

    Privatização de 100 ativos em 2021
    As comissões de negociações a serem criadas “devem incluir” representantes de departamentos ministeriais responsáveis pelo setor da atividade e regem-se pela Lei de Bases das Privatizações, bem como “a título subsidiário” a Lei dos Contratos Públicos.

    O Programa de Privatizações (ProPriv) do Governo angolano prevê a privatização de mais de 190 empresas e/ou ativos do Estado angolano até 2022 nos setores da banca, hotelaria e turismo, finanças, seguros, agricultura, telecomunicações, indústrias, petróleos, entre outros.

    A Comissão Nacional Interministerial do ProPriv mantém a meta de privatizar 100 ativos e/ou empresas públicas este ano, observando, no entanto, que as privatizações em bolsa poderão alargar-se até 2022, conforme anunciou recentemente o coordenador adjunto do grupo técnico do ProPriv, Patrício Vilar.

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Excesso de capacidade na indústria siderúrgica da China se espalha para os mercados de exportação

    Uma investigação do Ministério do Comércio da Tailândia poderá ampliar as medidas anti-dumping contra bobinas de aço laminadas a...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema