Quinta-feira, Maio 16, 2024
14.3 C
Lisboa
More

    Exposição “É DE LÁ” traz imagens de três continentes e celebra a herança cultural africana

    Portal de Angola | Diniz Kapapelo

    Decorreu hoje no CCBA (Centro Cultural Brasil Angola) a conferência de imprensa da exposição “É DE LÁ”, do artista brasileiro Klaus Novais. Patente de 29 de Agosto a 29 de Setembro com entrada gratuita.

    Segundo uma nota de imprensa a que o Portal de Angola teve acesso, Klaus Novais costuma dizer que foi trazido a Angola por força de sua própria inspiração. Fascinado pelas manifestações culturais, e particularmente pelas de origem africana, o artista acumula observações e interpretações colhidas nos períodos em que residiu em Portugal, no Peru, em Angola e em seu Brasil natal, para além das diversas regiões que percorreu. Quatro países, três continentes, dois oceanos e dois hemisférios unidos pelo fio condutor de um olhar brasileiro.

    Criadas no decorrer de duas décadas, as 50 obras que compõem a exposição “É DE LÁ” privilegiam cores e elementos de grande conteúdo simbólico. Utilizando-se de materiais tão diversos como tela, papelão e filtros de café, por meio de técnicas mistas inspiradas nas artes populares, no Naïf e no Kitsch, os pincéis de Klaus Novais levam-nos a uma viagem por seu estilo figurativo próprio e profundamente autoral, traçando pontes entre realidades distintas.

    Um dos destaques da exposição “É DE LÁ” é a sessão dedicada à cultura afroperuana, revelando aspectos ainda pouco conhecidos da diáspora africana no Oceano Pacífico e guardando inesperadas conexões de ancestralidade com Angola. A série tem por base a exposição “Ojos Negros”, realizada em 2018 no salão principal do Ministério da Cultura do Peru – uma honraria raramente concedida a um artista estrangeiro.

    Reforçadas por seu próprio desenraizamento, as pinturas e os desenhos apresentados como sendo “de lá” representam o que vem de fora, do estrangeiro, mas que, mesmo separados pelo espaço e pelo tempo, integram e formam sociedades tão distintas. Trazer “É DE LÁ” ao continente-berço é como um filho que, nascido noutro país, volta à casa. A exposição “É DE LÁ” convida a uma viagem pelo universo do artista que veio a se tornar, para sempre e inexoravelmente, de lá, de cá e de toda parte.

    Sobre o autor
    Klaus Novais é um pintor, desenhista e ilustrador nascido em São Paulo, em 1969. Fez sua primeira exposição, inspirado no musical HAIR, em 1987, no Teatro Jardel Filho. Mordido pelo bicho do Teatro, estudou interpretação com a actriz e directora Miriam Muniz, exercendo profissionalmente o ofício de actor entre 1989 e 2004. Paralelamente, criou cenografias, figurinos, adereços, cartazes e artes gráficas, além das exposições As Poderosas do Riso (1991), Natureza Viva (2000), Alma Paulista (2004/colectiva) e Alma Viva (2007). Entre 2000 e 2010, dedicou-se à banda desenhada, em parceria com o cartunista Sérgio de Toledo, criando a série Mundinhos e as exposições Mundinhos em Charges (2003) e Humor Tamanho Família (2005). Em 2006, mudou-se para Brasília, onde viveu 5 anos e licenciou-se em Letras. Em 2011, mudou-se para Lisboa, onde cursou a pós-graduação em Multiculturalismo, na Universidade de Lisboa. Em Portugal, publicou o romance Escritos Degredados (Chiado/2014). Em 2014, mudou-se para Lima, capital do Peru, onde criou Ojos Negros-Una Exposición dedicada a la Cultura Afroperuana (2017-2018). Em 2018, mudou-se para Luanda, onde desenvolve a exposição É de Lá (2019).

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Excesso de capacidade na indústria siderúrgica da China se espalha para os mercados de exportação

    Uma investigação do Ministério do Comércio da Tailândia poderá ampliar as medidas anti-dumping contra bobinas de aço laminadas a...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema