Quinta-feira, Maio 16, 2024
13.5 C
Lisboa
More

    Eike Batista sai da cadeia e cumpre prisão domiciliar

    O empresário Eike Batista, que chegou a ter um império que lhe deu o título de “homem mais rico do Brasil”, saiu neste domingo da cadeia para cumprir o regime de prisão domiciliar, informaram as autoridades do Rio de Janeiro.

    “Deixou a prisão nesta manhã, sem incidentes, e segue para prisão domiciliar”, disse à AFP uma assessora da Secretaria de Administração Penitenciária do estado.

    Acusado de corrupção por um caso derivado do megaescândalo de desvios e propinas na Petrobras, Eike, de 60 anos, recebeu um habeas corpus do STF na sexta-feira e pôde deixar o presídio de Bangu neste domingo.

    Símbolo do período em que o Brasil era o favorito dos mercados, Eike foi preso de maneira preventiva em 30 de janeiro, após desembarcar de um voo vindo de Nova York, quatro dias após a polícia realizar buscas em sua casa no Rio.

    Três meses depois, o juiz do STF Gilmar Mendes considerou que sua prisão era excessiva.

    Eike é suspeito de ter pago 16,5 milhões de dólares ao então governador do estado Sérgio Cabral por uma operação de compra e venda de uma mina de ouro que, na realidade, nunca existiu.

    “O fato de o paciente ter sido denunciado por crimes graves – corrupção e lavagem de dinheiro –, por si só, não pode servir de fundamento único e exclusivo para manutenção de sua prisão preventiva”, afirmou Gilmar Mendes em sua decisão, à qual a AFP teve acesso.

    Eike Batista – classificado como a sétima fortuna do mundo pela revista Forbes em 2012, antes de seu declínio – foi detido depois da prisão de Cabral, em novembro, considerado pela Justiça como o líder de uma “organização criminosa” que desviou dezenas de milhões de dólares de obras públicas.

    Fora do Brasil quando a polícia tentou prendê-lo, Eike foi incluído na lista vermelha de captura da Interpol até ser detido logo depois de desembarcar do avião.

    Passados os exames médicos e com o cabelo raspado, aquele que fez fortuna com o petróleo foi colocado junto aos presos comuns.

    Por não possuir diploma universitário, não pôde desfrutar dos benefícios de reclusão que a lei brasileira concede para as pessoas com maior nível de educação, apesar dos pedidos de sua defesa. (AFP)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Excesso de capacidade na indústria siderúrgica da China se espalha para os mercados de exportação

    Uma investigação do Ministério do Comércio da Tailândia poderá ampliar as medidas anti-dumping contra bobinas de aço laminadas a...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema