Quinta-feira, Maio 16, 2024
13.5 C
Lisboa
More

    Petrolífera causadora do derrame em Cabinda será responsabilizada

    Ministra do Ambiente, Maria de Fátima Jardim (Foto: Lucas Neto)
    Ministra do Ambiente, Maria de Fátima Jardim (Foto: Lucas Neto)

    A ministra do Ambiente, Maria de Fátima Jardim, garantiu hoje (segunda-feira), em Nova Iorque (EUA), a responsabilização da empresa petrolífera que causou o derrame de petróleo na orla marítima da província de Cabinda, no dia 20 do mês em curso.

    Falando à Rádio Nacional de Angola sobre a questão, a governante referiu que a legislação angolana prevê a aplicação de multas “pesadas” a todos aqueles que agem de forma contrária aos princípios legais.

    Sem avançar o nome da petrolífera causadora do derrame, Fátima Jardim sublinhou que em Angola existe uma lei da poluição das águas marinhas e dentro desse quadro há penalizações a serem tidas em conta.

    Quanto a esta questão, referiu que os danos ambientais são difusos e ainda carecem de pesquisas para uma intervenção imediata.

    Face a este quadro, defendeu a necessidade das empresas exploradoras de petróleo informarem de imediato as autoridades locais tão logo se registem casos de derrame.

    A governante, que participa no 70º aniversário das Nações Unidas, em Nova Iorque, numa delegação chefiada pelo Vice-presidente da República, Manuel Vicente, adiantou que já foi feita a limpeza das águas das costas balneárias de Mandarim, Mpelas, Tchinchoho e Tsitsi, no perímetro da região entre Massabi e Lândana, por parte da empresa responsável pelo derrame, com o apoio do governo local e comunidades.

    No que toca aos pescadores afectados e da danificação do ambiente marinho, Fátima Jardim referiu que a empresa responsável pelo derrame deverá indemnizar o Estado, bem como os pescadores.

    “O trabalho preliminar do Governo está feito e vamos continuar com a questão de negociações”, disse a governante, garantindo maior controlo e trabalho para que cada vez mais se reduza a poluição das águas marinhas, com base no quadro legal nacional e internacional. (portalangop.co.ao)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Excesso de capacidade na indústria siderúrgica da China se espalha para os mercados de exportação

    Uma investigação do Ministério do Comércio da Tailândia poderá ampliar as medidas anti-dumping contra bobinas de aço laminadas a...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema