Domingo, Junho 9, 2024
20.7 C
Lisboa
More

    PSD acusa PS de andar “desencontrado com país” e de “esconder agenda”

    (Mário Cruz/Lusa)
    (Mário Cruz/Lusa)

    Segundo o deputado social-democrata, “o FMI ainda não reuniu a sua administração e, quando o fizer, vai revelar o conteúdo da carta”, algo que, acrescentou, “foi sempre assim”

    O líder parlamentar do PSD respondeu hoje ao repto do PS, no sentido de revelar a carta de intenções dirigida ao Fundo Monetário Internacional (FMI), afirmando que o partido “rosa” está “desencontrado com o país”.

    “O PS anda muito desencontrado com a vida do país e com a sua responsabilidade histórica no passado, no presente e no futuro. O PS sabe que esta carta é um procedimento normal. O FMI já esclareceu. Houve em todas as avaliações e há agora no final do programa. O Governo deixa claro quais são as intenções relativamente a aspetos importantes e elas são analisadas pela administração do FMI para tomar a opção de disponibilizar as verbas respeitantes às ‘tranches’ do empréstimo”, disse Luís Montenegro, após reunião do grupo parlamentar “laranja”.

    O membro do secretariado nacional do PS Eurico Brilhante Dias tinha exigido na véspera que o Governo da maioria PSD/CDS-PP revelasse o texto até às eleições europeias de 25 de maio e, de preferência, no dia 17 de maio, data que o executivo de Passos Coelho e Paulo Portas aponta para a conclusão do programa de resgate financeiro a Portugal.

    Segundo o deputado social-democrata, “o FMI ainda não reuniu a sua administração e, quando o fizer, vai revelar o conteúdo da carta”, algo que, acrescentou, “foi sempre assim”.

    “O PS, que, ainda por cima, quer apresentar-se como alternativa de governo, deve saber como estas coisas funcionam. Parece que está mais interessado em politiquice, em assustar as pessoas com aquilo que hipoteticamente aí poderia vir. O mais importante era que o PS deixasse de esconder a sua própria agenda: qual é a sua estratégia orçamental, que despesa pública deve ser reduzida, o que defende para reformar a Saúde, a Educação, para dar sustentabilidade às pensões? Essa agenda escondida do PS é que nunca mais vê a luz do dia”, afirmou.

    O encontro entre os deputados do PSD foi o primeiro do grupo parlamentar após o anúncio do primeiro-ministro de uma “saída limpa” do programa de assistência económico-financeira acordado com a ‘troika’ de Comissão Europeia, Banco Central Europeu e FMI.

    “Qualquer dia, chegamos mesmo às eleições legislativas, que o PS já quis que fossem várias vezes, mas vão ser no tempo certo, ou seja, no fim da legislatura, e não vamos saber o que o PS quer para o país. Era bom que deixasse estas pequenas tricas e anunciasse ao país o que quer”, continuou Montenegro.

    O parlamentar social-democrata considerou o anúncio recente de Passos Coelho como um sucesso contra “os pessimistas, os alarmistas”, os que, “permanentemente, andam a criar terror nas pessoas”, os quais “andam muito desencontrados com a História”.

    “Fomos capazes de cumprir o objetivo delineado de terminar o programa no tempo certo sem recurso a outro programa. A decisão (do Governo) e o tempo marcam uma grande diferença face ao posicionamento de muitos arautos da desgraça em Portugal, que duvidaram sempre da nossa capacidade de executar o programa e pôr o país a crescer economicamente e de recuperar emprego e perspetivaram uma espiral recessiva que não se veio a verificar”, congratulou-se. (ionline.pt)

    por lusa

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais de 20 países assinam na Costa Rica ‘declaração de paz ao oceano’

    Ao menos 26 países assinaram neste sábado (8) uma “declaração de paz ao oceano” ao fim de um fórum...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema