Quinta-feira, Maio 16, 2024
17.8 C
Lisboa
More

    Estradas necessitam de intervenção

    O mau estado da via cria embaraços sobretudo nesta época de chuva Fotografia: Jornal de Angola

    As estradas secundárias e terciárias que ligam a sede municipal do Lucapa às comunas do Xá-Cassau e Capaia e à localidade do Luô, província da Lunda-Norte, necessitam de uma intervenção urgente, devido ao avançado estado de degradação.
    O administrador municipal em exercício, José Sapapo, disse ontem ao Jornal de Angola que a situação tem criado grandes embaraços, sobretudo neste tempo chuvoso, pois o material para a construção de infra-estruturas sociais é transportado por viaturas que encontram sérias dificuldades para se deslocarem àquela localidade.
    A administração municipal do Lucapa projectou para 2012 a reabilitação das estradas secundárias e terciárias, caso as estruturas centrais aloquem o respectivo suporte financeiro.
    José Sapapo adiantou que a administração municipal do Lucapa repôs este ano os pontecos sobre os rios Chicapa e Tembo e neste momento decorrem os trabalhos de montagem das pontes que ligam os municípios do Lucapa e Cuilo.
    No âmbito do Programa Integrado de Desenvolvimento Rural e Combate à Pobreza, foram erguidas, apetrechadas e entregues várias infra-estruturas sociais nas sedes comunais, sectores e povoações.
    Foram ainda construídas e reabilitadas escolas, postos de saúde, casas para os professores e enfermeiros, além da instalação do sistema de captação e distribuição de água potável, fornecimento de energia eléctrica, com a instalação da rede de iluminação pública, nas Comunas de Camissombo, Xá-Cassau e Capaia e no sector de Calonda.
    José Sambiei Sapapo revelou que, neste momento, está em fase avançada a construção de uma escola primária de três salas e suites para os professores.

    Na povoação do Txilumbica, na localidade do Luô, está em construção uma escola primária com cinco salas e no bairro Camutué outra de quatro salas e a ser reabilitada a residência para os professores.
    No sector das águas, estão a ser abertos furos para captação e construídos tanques e chafarizes nas aldeias de maior concentração populacional e ainda a ser reabilitada a conduta do rio Luangandu, destruída pela chuvas.
    No Chitato, está a ser montado um sistema de iluminação no sector do Calonda e administração municipal vai adquirir um gerador.

     

    Fonte: JA

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Excesso de capacidade na indústria siderúrgica da China se espalha para os mercados de exportação

    Uma investigação do Ministério do Comércio da Tailândia poderá ampliar as medidas anti-dumping contra bobinas de aço laminadas a...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema