Quinta-feira, Maio 16, 2024
13.5 C
Lisboa
More

    Valério pede transferência de Brasília para presídio em Minas Gerais

    Defesa de ‘operador’ do mensalão protocolou pedido na segunda no STF. Objetivo, segundo advogado, é facilitar visitas da família, que mora em BH.

    Marcos Valério (DR)
    Marcos Valério (DR)

    A defesa de Marcos Valério, condenado como “operador” do esquema do mensalão, protocolou na última segunda-feira (23), no Supremo Tribunal Federal (STF), pedido de transferência do cliente da penitenciária da Papuda, em Brasília, para o presídio Nelson Hungria, de segurança máxima, em Belo Horizonte.

    O advogado Marcelo Leonardo afirmou que Valério decidiu reivindicar a transferência para atender a pedido da família, que mora na capital mineira. Segundo o advogado, a mãe de Valério, idosa, enfrenta dificuldades de locomoção para visitá-lo. Além disso, familiares também reclamam das despesas com passagens aéreas para Brasília.
    Marcelo Leonardo disse que, após consulta ao sistema prisional de Minas Gerais, recebeu a informação de que haveria vaga disponível no Nelson Hungria.

    Valério foi condenado no julgamento do mensalão a 40 anos, 4 meses e 6 dias de prisão, em regime fechado, pelos crimes de formação de quadrilha, corrupção ativa, peculato, lavagem de dinheiro e evasão de divisas.

    A decisão sobre a transferência par Minas Gerais será do presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, relator do processo do mensalão. Não há prazo para ele decida.

    Desde o início do mês, Barbosa autorizou as transferências de sete condenados do mensalão presos na Papuda.

    No dia 9, a ex-presidente do Banco Rural Kátia Rabello e a ex-funcionária da agência SMP&B Simone Vasconcelos, foram levadas para o Complexo Penitenciário Feminino Estevão Pinto, no bairro Horto, na Região Leste de Belo Horizonte.

    Na última segunda (23), o ex-deputado Romeu Queiroz foi para a Penitenciária José Maria Alkimin, em Ribeirão das Neves (MG), e os ex-dirigentes do Banco Rural José Roberto Salgado e Vinicius Samarane, para o Nelson Hungria, em Contagem (MG).

    Os ex-deputados Pedro Henry e Pedro Correa também tiveram as transferências autorizadas, para Mato Grosso e Pernambuco, respectivamente, mas ainda não foram removidos. (g1.globo.com)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Excesso de capacidade na indústria siderúrgica da China se espalha para os mercados de exportação

    Uma investigação do Ministério do Comércio da Tailândia poderá ampliar as medidas anti-dumping contra bobinas de aço laminadas a...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema