Quinta-feira, Maio 16, 2024
13.5 C
Lisboa
More

    Para garantir aplicação de pacote, UE pede à Grécia compromisso por escrito

    George Papandréou, premiê grego, convocou reunião de emergência no parlamento de Atenas, nesta terça-feira.

    A União Europeia pediu à Grécia nesta terça-feira uma carta se comprometendo à aplicação do plano de ajuda votado na semana passada pelos europeus. O documento deverá ter a asssinatura do premiê Georges Papandreou, de seu sucessor, do ministro das Finanças, do líder da oposição e do diretor do banco central.

    O compromisso grego por escrito seria uma das condições para a liberação da sexta parcela do pacote votado pelos europeus em 2010, de cerca de 8 bilhões de euros, necessário para o pagamento do juros da dívida soberana. Caso contrário, o país poderá decretar moratória, com consequências drásticas para economia europeia e do bloco. Nesta segunda-feira, durante a reunião do Eurogrupo, os representantes da zona do euro já haviam feito a sugestão de um engajamento por escrito dos dois principais partidos gregos, que tentam chegar a um acordo sobre a formação de um novo governo.

    A União Europeia aumenta, desta forma, a pressão para que a Grécia forme rapidamente um governo de coalizão e ratifique o novo pacote. No país, as negociações para definir o nome do novo primeiro-ministro continuam. O nome mais cotado é o do economista Lucas Papademos, ex-responsável do Banco Central Europeu. De acordo com a imprensa grega, para aceitar o cargo ele teria exigido o controle do Ministério das Finanças, dirigido atualmente por Evangelos Venizelos. Papademos também seria contrário à convocação de novas eleições legislativas em fevereiro.

    Uma das dificuldades para se obter um acordo é que os partidos de direita estariam reticentes em votar mais medidas impopulares, previstas no plano de austeridade. Nesta terça-feira, o premiê Georges Papandreou pediu a demissão de seus ministros. Segundo a TV pública, ele deve apresentar sua própria demissão e a de seu gabinete ao presidente Carolos Papoulias ainda hoje. O premiê e o líder da oposição, Antonis Samaras, chegaram a um acordo sobre a formação de um governo provisório neste domingo, que permitirá a votação de emendas legislativas necessárias para a implantação do novo plano europeu. O pacote, de 130 bilhões de euros, também prevê o perdão de 100 bilhões da dívida grega, que atinge 350 bilhões de euros.

     

    Taíssa Stivanin

    Fonte: RFI

    Foto: REUTERS/www.papandreou.gr/Handout

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Excesso de capacidade na indústria siderúrgica da China se espalha para os mercados de exportação

    Uma investigação do Ministério do Comércio da Tailândia poderá ampliar as medidas anti-dumping contra bobinas de aço laminadas a...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema