Quinta-feira, Maio 16, 2024
17.8 C
Lisboa
More

    Embaixador Marcos Barrica defende reforço da cooperação parlamentar com Portugal

    ng1755077O embaixador de Angola em Portugal, José Marcos Barrica, defendeu quinta-feira, em Lisboa, o reforço da cooperação parlamentar com Portugal, fruto do novo contexto político que se vive em Angola, baseado nas últimas eleições gerais de 2012.

    Em declarações à imprensa no final de um encontro de cortesia concedido pela presidente da Assembleia Portuguesa, Assunção Esteves, Marcos Barrica destacou a necessidade de renovação do acordo de cooperação parlamentar entre os dois países, sobretudo nos domínios administrativo e legislativo.

    “Há, hoje, uma correcção entre os dois parlamentos baseada em protocolos de cooperação assinados no passado e que precisam de ser renovados e actualizados para ir de encontro a nova realidade dos nossos países”, disse Marcos Barrica, salientando que “Angola tem uma Constituição da República e nos termos desta lei magna foram eleitos novos órgãos de soberania, designadamente o Presidente da República e os deputados à Assembleia Nacional”.

    Referindo que “os Parlamentos são os baluartes da democracia”, Marcos Barrica advogou a revitalização e dinamização das equipas de trabalho dos parlamentos dos dois países, destacando a importância do Grupo Parlamentar de Amizade Angola/Portugal.

    Durante a reunião, em que o embaixador angolano esteve acompanhado do ministro conselheiro, João Fortes, e do conselheiro de imprensa, Estêvão Alberto, a presidente da Assembleia Nacional Portuguesa abordou ainda a necessidade do reforço parlamentar no seio da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

    Neste aspecto, Assunção Esteves defendeu ser imperioso a criação de “sinergias da cooperação” e “aproveitarmos o factor língua e a
    história comum que partilhamos”.

    “A relação dos Estados é muito importante: temos de ter uma política de maior solidariedade intra-CPLP”, disse, citando ser “preciso não abandonar a Guiné-Bissau por ser um país amigo e irmão que teve um papel importante nas lutas de libertação dos povos africanos”.

    Quanto aos processos de democratização nos países da CPLP, a líder parlamentar portuguesa apelou para que “os Estados-membros não tenham medo da democracia nos parlamentos”.

    (portalangop.co.ao)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Excesso de capacidade na indústria siderúrgica da China se espalha para os mercados de exportação

    Uma investigação do Ministério do Comércio da Tailândia poderá ampliar as medidas anti-dumping contra bobinas de aço laminadas a...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema