Segunda-feira, Abril 29, 2024
15.8 C
Lisboa
More

    Reprodução da Palanca Negra Gigante abaixo do esperado

    O número de crias de Palancas Negras Gigantes controladas no santuário do Parque Nacional de Cangandala, província de Malanje, passa de três para cinco este ano, apesar da reprodução estar abaixo do esperado.

    Em entrevista hoje, terça-feira, à Angop, o coordenador do projecto de conservação da Palanca Negra Gigante, Pedro Vaz, disse que tendo em conta a baixa reprodução pretendem, este ano, efectuar uma intervenção veterinária e respectivo acompanhamento de forma a se resolver esta limitação.

    De acordo com Pedro Vaz, a “lentidão” na reprodução deriva do passado recente das fêmeas que estiveram vários anos sujeitas à reprodução irregular e que por causa disso algumas mostram inibição no estado de cio (estado de receptividade sexual extrema por que passam as fêmeas de muitos mamíferos).

    No santuário do Parque Nacional de Cangandala estão controladas 19 Palancas Negras Gigantes, dentre as quais dois machos, 14 fêmeas e três crias.
    Do número de fêmeas, apenas duas foram confirmadas, pelos especialistas, estarem prenhas.

    “Pensamos que com as intervenções planeadas para 2012 e com a entrada do novo efectivo reprodutor proveniente das capturas de 2011, já este ano, mas com mais impacto a partir de 2013 deveremos vir a assistir a um grande impulso no sucesso reprodutivo em Cangandala”, augurou Pedro Vaz.

    Optimista, o responsável defendeu a necessidade do reforço das acções e colaboração de todo neste processo, visto que a “Palanca Negra Gigante ainda se encontra numa situação crítica e de risco iminente de extinção”.

    Sem avançar detalhes disse que este ano prevêem realizar acções de grande importância que serão oportunamente discutidas entre os parceiros, para a sobrevivência desta espécie rara.
    Questionado sobre a transferência da Palanca Castanha para o Parque Nacional da Kissama ( Luanda), disse que poderá ser efectuada ainda este ano ou em anos vindouros, desde que para tal haja o interesse expresso dos vários parceiros institucionais envolvidos.

    Mesmo assim, considerou que o programa de reprodução na Cangandala tem corrido “muito bem”, isto desde o confinamento, saúde, adaptação dos animais e segurança das mesmas.
    O projecto de conservação da Palanca Negra Gigante está localizado no Parque Nacional da Cangandala (componente A) e na Reserva Natural Integral do Luando (componente B), situados na província de Malanje, a cerca de 450 quilómetros a Leste da capital do país, Luanda.

    As espécies de Palanca Negra Gigante existente na reserva de Luando (província de Malanje) estão estimadas em menos de 100 manadas.

    Fonte: Angop

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Contagem regressiva para a Cimeira do Clima COP29, no Azerbaijão, expõe as tensões sobre o financiamento

    Os líderes políticos afirmaram que as conversações da COP29 deste ano se centrarão num desafio que não conseguiram superar...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema