Sábado, Fevereiro 24, 2024
12.8 C
Lisboa
More

    Zelenskiy diz que sistema Patriot dos EUA será parte crucial das defesas da Ucrânia

    O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, disse nesta quarta-feira que a promessa dos Estados Unidos de fornecer o sistema Patriot de defesa antimísseis é um passo importante na criação de um escudo antiaéreo eficaz para a Ucrânia.

    “Esta é a única maneira de privar o Estado terrorista de seu principal instrumento de terror — a possibilidade de atingir nossas cidades, nossa energia”, disse Zelenskiy em entrevista coletiva na Casa Branca, ao lado do presidente dos EUA, Joe Biden.

    O sistema Patriot é “um sistema defensivo”, disse Biden a repórteres. “Adoraríamos não ter que usá-los, apenas parem com os ataques.”

    Zelenskiy e outras autoridades ucranianas há muito pedem aos aliados que forneçam mais sistemas antiaéreos e antimísseis para ajudar a combater os ataques de mísseis russos contra usinas geradoras de energia e outras instalações cruciais de infraestrutura.

    Biden e o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, disseram mais cedo que os Estados Unidos darão 1,85 bilhão de dólares em assistência militar adicional à Ucrânia, incluindo a transferência do Sistema de Defesa Aérea Patriot.

    O Patriot é considerado um dos mais avançados sistemas de defesa aérea dos EUA, e oferece proteção contra aeronaves, cruzeiros e mísseis balísticos. Normalmente inclui lançadores junto com radar e outros veículos de apoio.

    Os Estados Unidos enviaram cerca de 50 bilhões de dólares em auxílio ao governo de Kiev para se defender de uma invasão da Rússia, que começou há 10 meses.

    REUTERS
    Por David Ljunggren

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Lula repete que governo israelense comete genocídio em Gaza e defende criação de Estado palestino

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva dobrou a aposta e reafirmou nesta sexta-feira que o governo de Israel...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema