Domingo, Maio 12, 2024
14.5 C
Lisboa
More

    Volume de prémios de seguros atinge 800 milhões de dólares em 2010

    O volume de prémios de seguros no país evoluiu de USD 86 milhões em 2001, para USD 636 milhões em 2009, e 800 milhões de dólares em 2010, informou hoje, terça-feira, em Luanda, o ministro das Finanças, Carlos Alberto Lopes. Ao discursar na abertura da XV Conferência Anual e 8ª Assembleia-geral da Associação de Supervisores de Seguros Lusófonos (ASEL), que decorre em Luanda, o governante esclareceu que as indemnizações efectuadas cresceram de USD 62 milhões em 2001 para 155 milhões dólares em 2010, com taxa de sinistralidade a oscilar entre 20 porcento e 30 porcento.

    Noutra vertente, o ministro enfatizou igualmente que o segmento de fundos de pensões também evoluiu rapidamente, porquanto o país conta agora com quatro sociedades gestoras especializadas, a gerir actualmente 21 fundos de pensões, além de uma seguradora a gerir dois fundos de pensões. Segundo Carlos Alberto Lopes os fundos de pensões atingiram o valor de 358 milhões de dólares em 2009, reflectindo contribuições anuais de 96 milhões de dólares e pensões pagas de 42 milhões de dólares.

    Para o governante, embora os dois seguros obrigatórios (responsabilidade civil automóvel e acidentes de trabalho) tenham contribuído significativamente para evolução dos prémios, há a necessidade de uma maior intervenção das entidades competentes de fiscalização. Na sua óptica, as acções de inspecção do Instituto de Supervisão de Seguros junto das seguradoras e das sociedades gestoras de fundos de pensões, recentemente iniciadas, serão, necessariamente, um factor que permitirá aprimorar o funcionamento do mercado.

    Em função dos números apresentados, observou o titular da pasta das Finanças, percebe-se logo o largo espaço que a economia angolana oferece para o desenvolvimento do mercado de seguros e fundo de pensões, um objectivo que se reveste de grande importância no planeamento macroeconómico do país. Assume actualmente a presidência da Associação de Supervisores de Seguros Lusófonos (ASEL) Timor-Leste. No final da XV conferência este país da Ásia passará o testemunho a Angola. A 14ª Conferência anual e 7ª Assembleia-geral da Associação de Supervisores de Seguros Lusófonos (ASEL) teve lugar em Novembro de 2010 em Timor-Leste.

    No final do último encontro, os participantes registaram com satisfação a evolução positiva dos mercados seguradores e de fundos de pensões, bem como a troca de experiência entre membros nas jurisdições da ASEL, registando com agrado o licenciamento da primeira seguradora autorizada a operar em Timor-Leste. Os membros acordaram, em Timor-Leste, incluir o tema de protecção ao consumidor/processamento de reclamações na agenda da reunião de Luanda, iniciada hoje. Participam na XV Conferência representantes de Angola, Região Autónoma de Macau, Portugal, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Moçambique e Brasil. A Guiné-Bissau está ausente da reunião.

    Fonte: Angop

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Suíça vence festival de música Eurovision

    A Suíça ganhou na madrugada deste domingo (12, noite de sábado no Brasil), com a canção “The Code” de...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema