Sexta-feira, Maio 24, 2024
23.3 C
Lisboa
More

    Visita do ministro do Ensino Superior em algumas províncias marca destaque nacional de Educação e Cultura

    O périplo que o ministro do Ensino Superior, Adão do Nascimento, efectuo há algumas províncias do país para constatar, em loco, o funcionamento do seu pelouro marcou o noticiário de Educação e Cultura na semana finda.

    Adão do Nascimento - Ministro do Ensino Superior (ANGOP)
    Adão do Nascimento – Ministro do Ensino Superior (ANGOP)

    O ministro, que esteve em províncias como do Cuando Cubango, Lunda Sul e Zaire, visitou universidades, bem como dialogou com os docentes, discentes e técnicos do seu ministério representados nas respectivas províncias.

    Num final de uma destas visitas, Adão do Nascimento considerou de  fundamental o fortalecimento do sistema de educação para a formação de quadros capazes de contribuir para o desenvolvimento do país.

    O ministro ressaltou que fruto do esforço do Executivo angolano no que toca a melhoria da qualidade de ensino, em todos os níveis, o sistema de educação, implementado no país, nos últimos anos, já forneceu quadros valiosos, muito dos quais servem a nação em diferentes sectores e outros além fronteiras.

    Ainda no plano educativo destacaram-se o anúncio da abertura, este ano, do curso de pós-graduação em Registos e Notariado na Faculdade de Direito da Universidade Mandume Ya Ndemofayo, na província da Huíla, e a disponibilidade  de 546 bolsas internas para os estudantes no ensino superior  na Huíla, conforme dados fornecidos pelo Instituto NacionaI de Bolsas de Estudos(INABE).

    Para Raul Rodrigues, decanto da Faculdade de Direito em referência, disse que o curso de Registos e Notariado envolverá 35 participantes das províncias da Huíla, Namibe, Cunene, Cuando Cubango e Luanda, sendo que o mesmo arranca já na primeira semana de Junho deste ano.

    Já o responsável do Instituto Nacional de Bolsas de Estudo (INABE) na Huíla, Serafim Afonso, indicou que as 546 bolsas disponíveis para a província fazem parte das sete mil bolsas disponíveis a nível nacional, comportando cursos como as das áreas de Ciências da Educação, Saúde e Tecnologia, Engenharias e Tecnologias, Letras, Humanidade e Ciências Sociais.

    No campo cultural, realçou-se as actividades artístico e culturais promovidas na semana finda para sensibilizar a população a participar activamente no censo geral da população e habitação, que iniciou na sexta-feira e termina no dia 31 deste mês.

    Os grupos teatrais, músicos e demais artistas emprestaram, assim, o seu talento, em espectáculos realizados por Angola, para sensibilizar as pessoas sobre a necessidade de se colaborar com os agentes recenseadores neste plano do governo.

    Já declaração do director provincial da cultura do Huambo, Pedro Nambongue Chissanga, de que o centro cultural em construção no Huambo será, depois da sua conclusão, um dos mais modernos e completos do país, tendo em conta a sua infra-estrutura, foi igualmente um assunto de suma importância enumerado.

    Pedro Nambongue Chissanga justifica a sua posição em função das  características modernas que o empreendimento apresenta, do ponto de vista de arquitectura e disposição das distintas dependências que o conformam.

    Outro assunto realçado na semana foi a conclusão, este mês, pelos arquitectos ligados à Universidade Agostinho Neto, do levantamento de edifícios antigos da cidade de Mbanza Congo, província do Zaire, no âmbito do projecto da classificação desta histórica cidade à património mundial pela Unesco.

    Durante seis dias, a equipa técnica, encabeçada pela chefe de departamento da Faculdade de Engenharia, Isabel Martins, procedeu, dentre outras investigações, a medição da fundação de pedras descoberta no local denominado “Tadi-dia-Bukikua”, que se presume ser do antigo palácio real.

    A arquitecta Isabel Martins esclareceu que um dos objectivos deste trabalho é trazer à tona a civilização do antigo Reino do Congo, em matéria de construção civil.

    Evidenciou-se também o facto do documentário angolano “I Love Kuduro”, do realizador Mário Patrocínio, ter cativado o público canadiano no  Festival de Cinema da Língua Portuguesa, que decorreu em Ottawa, Canadá, de 5 a 13 deste mês.

    A película angolana, com duração de 95 minutos, co-produzido pela Da Banda e a Bro Cinema, despertou grande interesse do público, que lotou o recinto onde foi exibido, com capacidade para 300 pessoas. (portalangop.co.ao)

    Publicidade

    spot_img

    1 COMENTÁRIO

    1. A universidade 11 de Novembro da Região Academica IIIque comportam as Provincias de Cabinda e Zaire, Realiza no dia 28 de Agosto de 2014 na cidade de Mbanza-Kongo, a cerimónia de OUTORGA de Diplomas aos primeiros Licenciados formados Localmente em :Ensino de Matemática,Psicologia,Quimica,Fisica e Geswtão de Empresa

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    A Europa consegue assegurar seus próprios minerais críticos?

    Com entrada em vigor de nova lei, União Europeia tenta diminuir sua dependência em relação à China em materiais...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema